Comitê Guandu define ordem de lixões para encerramento
Vazadouro Municipal de Mangaratiba está entre os beneficiados pelo programa Sanear – Resíduos Sólidos
O Comitê Guandu-RJ anunciou a ordem final dos lixões, aterros sanitários e vazadouros que vão receber os projetos de elaboração ou atualização de Planos Integrais de Encerramento na Região Hidrográfica II (RH II). De acordo com a divulgação feita nessa quarta-feira (4) pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), a ordem prioritária a partir da hierarquização foi a seguinte: Lixão de Japeri; Lixão do Coppê, em Paracambi; Aterro da Serra e Lixão da Serra, ambos em Miguel Pereira; Lixão da Lagoinha, em Eng. Paulo de Frontin; Lixão de Morsing, em Mendes e o Vazadouro Municipal de Mangaratiba.
A seleção incluiu parâmetros definidos pelo Comitê Guandu-RJ, com base em documentos fornecidos pelos proponentes durante o processo de inscrição. Importante destacar que os locais selecionados estão totalmente inseridos no RH II e não possuem gestão privada.
LEIA MAIS: PROGRAMA SANEAR: MANGARATIBA E SEROPÉDICA ESTÃO NA LISTA ATUALIZADA
O edital de chamamento nº 006/2024, referência no comunicado, prevê alterações na ordem caso algum município desista do projeto. Conforme item 18.1, o próximo da lista será automaticamente priorizado. No entanto, o Comitê e a Agevap não são obrigados a contratar obras de encerramento ou elaboração de planos, conforme item 19.5.
Os interessados podem acessar mais informações e o resultado completo pelo link: https://www.agevap.org.br/downloads/result-final-006-2024.pdf . Qualquer dúvida pode ser enviada para: sanearguandu.residuosolidos@agevap.org.br.
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Comunicação do Comitê Guandu.