Casa de Cultura Marise Moreira de Brito recebe exposição da artista Hélen Jordana

O final de semana chega com uma boa opção para todos aqueles que apreciam o fascinante mundo das artes. De 22 de setembro a 6 de outubro, a Casa de Cultura Marise Moreira de Brito abre as portas para a exposição “Itaguaí – Onde as culturas se encontram”. O local vai reunir obras de arte deslumbrantes e criativas produzidas pela talentosa artista têxtil Hélen Jordana, e também de amigos das artes “Entre Linhas e Cores”. Hélen é autodidata e o amor pela costura foi despertado na infância, quando passava as tardes observando sua avó confeccionando tapetes de retalhos em uma velha máquina de costura.

Uma das obras de Hélen Jordana que compõe a exposição (Divulgação)

Neste projeto, a artista não apenas tece fios e linhas, mas também fios de memórias, histórias e identidades que moldaram a cidade de Itaguaí ao longo do tempo. Ela usa o Quilting Livre, uma técnica de costura e bordado que desempenha um papel significativo na arte têxtil, especialmente em colchas e peças de tecido. A técnica se destaca por permitir que o artista crie padrões e desenhos exclusivos, costurando livremente sobre a superfície do tecido, sem a necessidade de seguir linhas predefinidas ou moldes rígidos.

“O Quilting Livre cria uma narrativa visual única e emocionante. É uma forma de contar histórias por meio de tecidos e costura, um ato de homenagem e preservação da herança cultural da cidade. Cada pedaço de tecido é uma peça do quebra-cabeça histórico, revelando a rica diversidade cultural do nosso município”, comentou Hélen.

A exposição é uma homenagem à herança cultural de Itaguaí, retratando fatos e personalidades históricas, e locais que são pontos de encontro de diferentes culturas. Reafirmando seu compromisso de valorizar a manifestação cultural e artística da região, o Porto Sudeste é um dos apoiadores da exposição por meio do projeto Pertinho de Casa. 

Carla Matos, gerente de Assuntos Corporativos do Porto Sudeste, destaca que a empresa busca apoiar atividades que agreguem conhecimento à população, reforçando seu propósito de estar sempre próximo à comunidade. “Incentivamos pessoas, que assim como nós, acreditam que é unindo forças que transformamos realidades. E com certeza, a cultura é um dos maiores caminhos para a transformação. A Hélen é uma artista fantástica, que desenvolve um trabalho lindo, e ainda teve a sensibilidade de convidar outros artistas. Fazemos parte de Itaguaí, e é claro, estamos todos ansiosos para visitar a exposição e viajar pela história da cidade”, comentou.

Além da exposição, Hélen é vendedora cadastrada no Pertinho de Casa, aplicativo que conta com investimento do Porto Sudeste. A artista utiliza a plataforma digital para se conectar com os consumidores da região, participando de feiras e eventos com seus produtos artesanais, como por exemplo, bolsas, jogos americanos, caminhos de mesa e porta-copos. Seja pelas ruas de Itaguaí ou na Casa de Cultura, Hélen é uma artista talentosa que valoriza a cultura, reforçando a relevância de Itaguaí.

SERVIÇO:

Exposição: Itaguaí – Onde as culturas se encontram

Data: 22 de setembro a 6 de outubro de 2023

Horário de Visitação: 9h às 15h30

Evento gratuito

Local: Casa de Cultura Marise Moreira de Brito

– Avenida Prefeito Ismael Cavalcanti, s/n, Centro, Itaguaí – RJ.

Na entrada do Parque Municipal.

Sala 1: Obras autorais da artista Hélen Jordana

Sala 2: Exposição “Entre Linhas e Cores” – obras de artistas de todo o Brasil

Curadoria: Manoel Ribeiro

Música ao vivo: Amauri Cabral

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com