Corrida e Caminhada São Francisco Xavier reúnem mais de 150 participantes
Pela primeira vez realizada dentro da programação das comemorações do padroeiro de Itaguaí, a 1ª Corrida e Caminhada São Francisco Xavier, que ocorreu na manhã de terça-feira (3), foi um sucesso. Mais de 150 participantes se inscreveram e doaram alimentos não perecíveis para a Catedral Diocesana.
Os participantes da corrida percorreram um trajeto de 5km após a largada na descida da rua da catedral, próxima a Praça Vicente Cicarino. Eles seguiram pela Rua Doutor Curvelo Cavalcante e pela Avenida Prefeito Isoldackson Cruz de Brito até antes do viaduto tobogã e retornaram pela Ary Parreiras até entrar no calçadão sentido a catedral. Quem optou pela modalidade de caminhada fez o mesmo trajeto, mas retornou no km 1,5, onde havia um ponto de hidratação. Os três primeiro colocados da corrida cruzaram a linha de chegada abaixo dos 20 minutos. Além da premiação dos três primeiros colocados da corrida, no masculino e no feminino, todos os participantes receberam medalha de participação.
Para o organizador da 1ª Corrida e Caminhada São Francisco Xavier, o professor de educação física, Alcir Campos dos Santos, o evento superou todas as expectativas. “Pela primeira vez em décadas foi realizada uma Corrida e Caminhada de 5km e 3km com cerca de 180 atletas. A participação de competidores não só de Itaguaí, mas também da região superou as expectativas. Fica aqui registrado esse começo. Esperamos outras corridas e caminhadas com mais atletas e também com incentivo por parte de órgãos públicos e privados”, disse agradecendo a todos que colaboraram com o evento. “Obrigado a Unimed Costa Verde, que patrocinou o evento, e obrigado aos colaboradores que também ajudaram direto e indiretamente para o sucesso da Corrida e Caminhada São Francisco Xavier”, completou.
O evento contou a participação do bispo da Catedral Diocesana de Itaguaí, Dom José Ubiratan Lopes, do padre José Eduardo, do vereador Ivan Charles, da secretária municipal de Turismo e Esporte, Erika Yukiko Muraoka de Souza e dos diretores da Unimed Costa Verde, Luiz Fernando e Adão Guimarães. “Quero agradecer ao bispo Dom José Ubiratan e ao padre Carlos Eduardo por acreditarem no nosso projeto e nos ceder o espaço. Agradecemos também a Prefeitura de Itaguaí, aos membros da igreja que nos ajudaram na logística e também como staffs, aos nossos patrocinadores, a equipe da ambulância cedida pela Unimed Costa Verde, a Secretaria Municipal de Trânsito e a Polícia Militar”, concluiu Alcir Campos.
Alunos do Instituto Cidadão Feliz também participaram da Caminhada, não só em comemoração ao padroeiro da cidade, mas ao Dia da Pessoa com Deficiência, celebrado também no dia 3 de dezembro.
Eventos já fazem parte do calendário oficial da cidade
Um dos incentivadores do esporte e lazer do município, o vereador Ivan Charles, disse ao Atual que a festa e a corrida e caminhada do padroeiro da cidade já fazem parte do calendário oficial de eventos. “Como cristão, católico e profissional de educação física, busco sempre a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. Sou autor de duas leis aprovadas pela Câmara Municipal de Itaguaí. Tanto a Festa do Padroeiro, quanto a Corrida e Caminha São Francisco Xavier já fazem parte do calendário oficial de eventos da cidade. A Lei 3.515/2017, que inclui esse evento em nosso calendário oficial, que têm como objetivos: Incentivar a prática esportiva, a atividade física, além do lazer, o turismo e o entretenimento em nossa cidade. A Corrida e Caminhada de São Francisco Xavier além de contribuir para a saúde e bem estar, também será uma bela homenagem ao padroeiro de Itaguaí. Já a Lei 3.782/2019 visa oficializar a cultura e incentivar o turismo no município incluindo no calendário oficial de eventos, a Festa do Padroeiro”, explicou o vereador Ivan Charles.