Câmara realiza Parlamento Jovem Brasileiro
EM BRASÍLIA
A Câmara dos Deputados promove, nesta semana, a 15ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Durante uma semana 78 estudantes de todo o País poderão experimentar como é o dia a dia da atividade parlamentar.
Os estudantes, que têm entre 16 e 22 anos, representarão os 26 estados e o Distrito Federal. A princípio, a divisão por unidade da federação foi feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, receberá 11 parlamentares jovens. No entanto, o Distrito Federal e o Acre, têm apenas oito representantes. Com isso, eles receberão um representante.
A organizadora do evento, Raquel Braga, explica que o objetivo é garantir a esses alunos a vivência dos parlamentares. “A gente acredita que isso auxilia os estudantes a compreenderem o funcionamento e o papel do Poder Legislativo. O que faz o Congresso Nacional, o que faz a Câmara dos Deputados”, afirma.
No processo de seleção, os interessados elaboraram um projeto de lei, de tema livre. Porém, com a finalidade que haja propostas de melhorias para o País. “Ao fazer um projeto de lei o estudante entende como funciona processo de criar uma lei e a importância do debate e os deveres dos nossos representantes dentro desse processo”, acrescenta.
O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado pela Câmara desde 2004. Como resultado, envolve adolescentes brasileiros em discussões sobre política, cidadania e participação popular.