Apae Itaguaí recorre a vaquinha para equilibrar o caixa
Administrar um orçamento apertado é um desafio constante na rotina da instituição, que atende cerca de 80 assistidos
Pagar o INSS, as dívidas decorrentes de processos trabalhistas, as contas de energia e de telefonia, são desafios para a diretoria da Apae Itaguaí. Para equilibrar o caixa, a entidade recorre a expedientes como a realização de bingos, rifas e de almoços em ocasiões especiais. A venda e entrega de quentinhas é mais uma opção que a diretoria pensa em implementar para aumentar a arrecadação. As doações de sócios contribuintes representam uma boa ajuda, mas ainda insuficiente para garantir uma tranquilidade financeira para a instituição.
Vaquinha para auxiliar o caixa
Uma alternativa mais recente na estratégia de aumentar a arrecadação foi o lançamento de uma vaquinha virtual por meio da chave PIX 4845603@vakinha.com.br. Ela tem a meta de arrecadar R$ 100.000,00, para ajudar a pagar o parcelamento de débitos referentes ao FGTS. Eles somam a considerável quantia de R$ 232.094,22. A presidente Mizarete Barbosa da Silva vem se desdobrando para divulgar esse meio de arrecadação. Ela lembra que a Apae Itaguaí tem ainda outras demandas, que são atendidas por doações provenientes de diversas fontes. “Quando nós assumimos tínhamos 20 processos; hoje estamos com apenas cinco, todos parcelados e sendo pagos”, comemora Mizarete.
Dispensa carregada
Para se ter uma ideia do volume de recursos empenhados mensalmente no funcionamento da entidade, basta consultar a reação de produtos que saem de sua dispensa todos os meses, o que inclui 120kg de arroz, 60kg de feijão, 60kg de macarrão, 20 kg de fubá, 80 kg de açúcar, 20kg de café e 60 litros de leite, dentre outros inúmeros produtos, sem contar com materiais de escritório e produtos de limpeza. “É uma despesa muito grande, mas a sorte é que sempre contamos com algumas empresas parceiras, que contribuem com valiosas doações”, lembra Mizarete.
Integração como meta
Mesmo enfrentando dificuldades, a Apae Itaguaí tem um histórico de relevantes serviços prestados à clientela, o que inclui atendimentos em áreas como fonoaudiologia, auxílio pedagógico, assistência social, assistência médico-terapêutica, dentre outras. Além disso, a Apae Itaguaí empreende um esforço adicional para ampliar a integração social dos assistidos, promovendo ações como oficinas, cursos, eventos artísticos, dentre outros. “É uma forma de trazer a comunidade para dentro da instituição, de modo a que essa relação ajude na inclusão social tão necessária aos indivíduos”, acentua a presidente.
Ajude a Apae Itaguaí usando a chave Pix ou contribua pelo site do Vakinha: http://vaka.me/4845603?utm_campaign=whatsapp&utm_medium=website&utm_content=4845603&utm_source=social-shares.
Leia mais: Prefeitura de Itaguaí anuncia retomada da natação e hidroginástica no Ciep 300