CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Alunos do Profesp-Cadim visitam estação de tratamento de água da Cedae

Estudantes da Escola Municipal Caetano de Oliveira conhecem instalações da ETA Guandu e aprendem sobre saneamento e reflorestamento

Na manhã desta quarta-feira (31), 43 alunos do Programa Forças no Esporte (Profesp) do Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (Cadim) visitaram as instalações da maior Estação de Tratamento de Água (ETA) do mundo em produção contínua, a ETA Guandu, da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). Os estudantes da Escola Municipal Caetano de Oliveira, em Itacuruçá, foram acompanhados pela coordenadora do Profesp, sargento Vanessa Mendes Fernandes, pelo coordenador pedagógico, sargento David Esteves Abud, e pelo professor de educação física, sargento Rodrigo dos Santos Gomes Olivares.

Durante a visita guiada, a equipe do Centro de Visitação Ambiental da ETA Guandu recebeu os alunos e professores. Os visitantes assistiram a uma palestra educativa sobre saneamento e o Sistema Guandu no auditório da estação. Em seguida, percorreram as estruturas responsáveis por todas as etapas do tratamento de água, incluindo decantadores, floculadores e filtros, com explicações didáticas sobre o funcionamento de cada processo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os estudantes também conheceram o viveiro de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, onde aprenderam sobre o programa socioambiental Replantando Vida. Este programa une reflorestamento e ressocialização de apenados. Ao final da visita, cada aluno levou para casa mudas de ipê e pau-brasil cultivadas no viveiro.

Os estudantes conheceram o viveiro de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, onde aprenderam sobre o programa socioambiental Replantando Vida

O Profesp atende 64 crianças e adolescentes na unidade de Itacuruçá e mais 27 na Ilha da Marambaia, totalizando 91 beneficiários. O programa oferece atividades de atletismo, futebol, handebol, judô, futsal, vôlei, música, além de passeios culturais. As atividades ocorrem no contraturno escolar, nas dependências da Marinha e na praia, às terças e quintas. O Profesp fornece todos os equipamentos esportivos, infraestrutura e logística necessários.

SOBRE O PROGRAMA

O Profesp é um Programa Social desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas. É destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens, de ambos os sexos, de 6 aos 18 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. Visa ao desenvolvimento integral dos seus beneficiários, por meio de atividades desportivas, educacionais, culturais e psicossociais, proporcionando a melhoria da qualidade de vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Redação

O Jornal Atual atua desde 2001 nas cidades de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica, bem como em parte da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, abordando o cotidiano da região e prestando serviço à comunidade da qual está inserida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com