Oficiais-Alunos do C-PEM e alunos do CEEM visitam o Complexo Naval de Itaguaí
Houve palestra sobre o Prosub, o maior programa de capacitação industrial e tecnológica na história da indústria de defesa no país
Os Oficiais-Alunos do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) e parte dos alunos do Curso de Extensão em Estudos Marítimos (CEEM) realizaram uma Visita de Estudos (VE), no dia 23 de julho, às instalações do Complexo Naval de Itaguaí (CNI). As informações são do site da Marinha do Brasil.
A VE teve como objetivo apresentar aos participantes o Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil (Prosub), bem como as instalações do CNI e da empresa estatal Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), responsáveis pela construção dos novos submarinos da Marinha do Brasil.
Inicialmente, a comitiva foi recebida pelo Contra-Almirante (RM1) Rogério da Rocha Carneiro Bastos, Gerente do Empreendimento Modular de Obtenção da Infraestrutura Naval de Itaguaí da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN), que realizou uma palestra sobre o PROSUB, o maior programa de capacitação industrial e tecnológica na história da indústria de defesa no País.
Após a apresentação, a comitiva percorreu as instalações do Estaleiro de Construção (ESC), onde se encontram em processo de construção os submarinos “Tonelero” e “Angostura”. Os Oficiais-Alunos do C-PEM e os alunos do CEEM também visitaram o Pátio de Manobras de Submarinos, o elevador de navios (shiplift), a maquete 3D do CNI e o Submarino Riachuelo (S-40), atracado no cais da Base de Submarinos da Ilha da Madeira.
A programação da visita incluiu ainda uma palestra proferida pelo Capitão de Mar e Guerra (EN) Sérgio Augusto, Diretor Industrial da NUCLEP, fundada em 1975 para atender ao Programa Nuclear Brasileiro, seguida de uma visita às instalações industrias da empresa.