Alunos de escolas municipais de Itaguaí realizam apresentação cultural
Projeto Ativa Escola mostra trabalho desenvolvido no último bimestre
Nesta sexta-feira, dia 4 de outubro, os alunos das escolas municipais CIEP 496 Maestro Francisco Mignone, no bairro Monte Serrat, e Professora Maria Guilhermina de Souza Freire, no Leandro, vão apresentar os trabalhos culturais realizados no último bimestre com o “Eixo 1 Ativa Escola”, que faz parte do Projeto Ativação Cultural Itaguaí, patrocinado pela Vale com o apoio do Ministério da Cidadania.
Ao longo do ano, o projeto “Ativa Escola” atua em duas escolas municipais por bimestre. As atividades são realizadas no contraturno, com alunos do 5º ao 9º ano. O objetivo é envolver alunos e professores com a equipe do projeto, promovendo a articulação e um planejamento colaborativo para atividades como artes cênicas, música e produção de conteúdo para mídias digitais, como vídeos, fotografias, animações e etc.
Em 2018, por 10 meses, o Projeto Ativação Cultural Itaguaí 200 Anos, com o patrocínio da Vale e em parceria com o então Ministério da Cultura, levou diversas atividades culturais gratuitas para diferentes pontos da cidade homenageando e contando a história do bicentenário de Itaguaí. Em maio deste ano, agora com o nome “Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos”, o projeto voltou com as ações culturais, seguindo nas praças e nas escolas do município, até dezembro, desenvolvendo trabalhos de música, teatro e dança, além de fomentar o artesanato local com capacitações semanalmente.
A próxima edição do Projeto Ativação Cultural Itaguaí 201 Anos será realizada no dia 19 de outubro, a partir das 10h, na Praça da Reta. Depois, as atividades serão no dia 16 de novembro, na Praça CEUs, em Chaperó; e no dia 21 de dezembro, na Praça Elvira Cicarino, nos Prédios.