Defesa Civil de Mangaratiba intensifica preparativos para as chuvas de verão
Evento reforça integração entre municípios e estratégias para situações de emergência
O secretário de Defesa Civil de Mangaratiba, coronel Rogério Escarani, participou nesta semana da Reunião de Preparação para as Chuvas de Verão 2025. Promovido pela Defesa Civil Estadual, o evento ocorreu no Centro Integrado de Coordenação e Controle do Estado do Rio de Janeiro, reunindo representantes de diversas instituições.
A reunião destacou a importância da integração entre municípios e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), além de reforçar os procedimentos para decretar situação de emergência ou calamidade pública. Também foram discutidas recomendações para tomadas de decisão em situações adversas e estratégias de comunicação eficazes com a população.
Entre os participantes estavam o secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Tarciso Teles, e o subsecretário Marcos Albino, além de membros da coordenadoria regional de Defesa Civil da Costa Verde e secretários municipais de diferentes cidades.
A iniciativa reflete a prioridade dada à preparação e à prevenção de desastres naturais, especialmente diante do aumento da frequência de eventos climáticos extremos durante o verão.
Simulado de desastres naturais
Na última quinta-feira (12) a Secretaria de Defesa Civil de Mangaratiba marcou presença no Exercício Simulado de Mesa, realizado pela Regional de Defesa Civil. O encontro foi no Centro de Comando e Controle da Emergência Nuclear, em Angra dos Reis. A atividade reuniu instituições e representantes das Defesas Civis do Estado e da Costa Verde. A ideia foi a de promover o nivelamento das ações de preparação e resposta a desastres naturais.
Além de fortalecer a coordenação entre os municípios e os órgãos da região, o exercício avaliou a qualidade destas ações de resposta. Também desenvolveu mais a capacidade dos municípios de enfrentar desafios cotidianos relacionados a desastres naturais. Ele permitiu ainda a troca de experiências e o aperfeiçoamento de estratégias para a reparação de danos sofridos nos territórios municipais.
Leia mais: Defesa Civil de Mangaratiba participa de simulado de desastres naturais
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.