Operação conjunta apreende veleiro irregular na Ilha Grande
Fiscalização aponta fraude na documentação da embarcação, que foi fabricada no exterior e registrada como artesanal

Uma operação conjunta da Receita Federal, Polícia Federal e Marinha do Brasil resultou na apreensão de um veleiro avaliado em R$ 300 mil, fundeado na Praia da Creta, em Ilha Grande, Angra dos Reis. A ação ocorreu nesta quarta-feira (26) e contou com lanchas das forças de segurança e drones da Receita Federal.
Durante a fiscalização, verificou-se que a documentação apresentada para inscrição na Capitania dos Portos possuía indícios de falsificação. O veleiro foi registrado como uma embarcação artesanal produzida na Ilha Grande, mas características do casco indicam que foi fabricado no exterior por um estaleiro e pertence a um modelo comercialmente conhecido. Além disso, a embarcação apresentava inscrições em francês, reforçando as suspeitas.
O veleiro foi rebocado e está retido na Patrulha Naval da Delegacia dos Portos em Angra dos Reis. O proprietário não foi encontrado no local e responderá por crimes de descaminho e falsidade ideológica.
A operação foi conduzida por equipes da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal na 7ª Região Fiscal (RJ/ES), militares da Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis e agentes da Delegacia de Polícia Federal em Angra.
Leia mais: PRF intensifica fiscalização no durante a Operação Carnaval