Setor portuário movimenta economia e gera emprego em Itaguaí

Com profissionais majoritariamente moradores da região, terminais são um polo logístico importante para o comércio exterior

Nesta quinta-feira, 1° de maio, o Brasil celebrou o Dia do Trabalho, uma data que marca as lutas históricas dos trabalhadores por direitos, como a jornada de oito horas, conquistada após manifestações ocorridas em 1886, nos Estados Unidos. No Brasil, o feriado foi instituído oficialmente em 1925 e segue sendo um momento de valorização dos profissionais de todas as áreas laborais.

Funcionário do porto sorrindo para a foto
Atualmente, a empresa conta com cerca de 1.700 profissionais diretos e indiretos (FOTOS DIVULGAÇÃO)

Na região de Itaguaí, o setor portuário é um dos grandes motores da economia local e contribui imensamente com a geração de empregos. Com três grandes terminais em operação, sendo atualmente três no Porto de Itaguaí e o Terminal de Uso Privado Porto Sudeste; o município se destaca como um dos mais relevantes polos logísticos do Brasil, contando com uma infraestrutura portuária robusta e uma localização costeira estratégica que favorece a conexão entre os locais de produção de minério de ferro e os mercados internacionais. Dentro desse ecossistema, o Porto Sudeste se destaca como um exemplo de eficiência e impacto positivo na comunidade local.

Funcionária do porto sorrindo e posando para foto
A força de trabalho do Porto Sudeste soma 65% de colaboradores que moram na região

Transformação econômica de Itaguaí

Com uma infraestrutura moderna e tecnologia de ponta, o Porto Sudeste tem capacidade para movimentar cerca de 50 milhões de toneladas por ano, conectando a produção mineral do estado de Minas Gerais ao comércio exterior. Além da sua importância logística, o terminal também é um dos grandes geradores de empregos na região.

Atualmente, a empresa conta com cerca de 1.700 profissionais diretos e indiretos, incluindo operadores portuários, técnicos, engenheiros, motoristas, profissionais de segurança, logística e serviços gerais. 65% deste total são moradores da região.

“O Porto Sudeste tem orgulho de fazer parte da transformação econômica de Itaguaí. Cada operação portuária representa o esforço coletivo de centenas de profissionais, cuja dedicação garante que a riqueza mineral do país chegue ao mundo. Acreditamos que investir em desenvolvimento pessoal é tão essencial quanto investir em inovação, porque é com pessoas qualificadas, valorizadas e comprometidas que construímos um futuro mais próspero e sustentável para toda a região de Itaguaí”, afirmou Ulisses Oliveira, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade no Porto Sudeste.

Compromisso com a sustentabilidade

Recentemente, o terminal portuário reforçou seu compromisso com a sustentabilidade ao adquirir, pelo segundo ano consecutivo, o certificado I-REC (International Renewable Energy Certificate). Ele comprova o uso exclusivo de energia renovável em suas operações, com 100% da energia consumida proveniente de fontes limpas, principalmente de energia eólica. Essa conquista, que neutralizou quase 3 mil toneladas de CO2. Ela é parte da estratégia da empresa para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se com as melhores práticas ambientais para uma economia sustentável na região.

Conquistas históricas

No Dia do Trabalho, vale reconhecer não apenas as conquistas históricas, mas também o papel diário dos trabalhadores de setores estratégicos, como o portuário. Em Itaguaí, o desenvolvimento passa pela dedicação de profissionais. Eles operam estruturas complexas, conectam regiões e mantêm a economia do país girando.  Um progresso construído com técnica, esforço e resultado.

Leia também: Facerj confirma que Itaguaí vai sediar a próxima edição do Conecta

Renato Reis

Renato Reis é bacharel em Comunicação Social, graduado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho e atua como editor da edição digital do Jornal Atual.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com