São João: concessionária alerta para riscos de acidentes com rede elétrica durante festejos

Durante os meses de junho, julho e até agosto, ruas, praças, vilas e outros espaços de convívio no país ganham enfeites típicos de festas juninas. Mas para que os festejos não virem dor de cabeça – ou até mesmo tragédia – é importante estar atento quanto à distância entre as decorações e as redes de eletricidade.

A concessionária orienta os usuários a não colocarem bandeirinhas próximas à rede de eletricidade (Reprodução/Internet)

Responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Mangaratiba, a Enel Distribuição Rio dá dicas de segurança para que se evite acidentes. Os alertas vão desde o posicionamento das bandeirinhas aos materiais usados na confecção dos enfeites.

Por exemplo, a concessionária aconselha o usuário a não pendurar bandeirolas na rede elétrica e não utilizar os postes para fazer decorações. Sobre a confecção, a recomendação é para se utilize materiais isolantes, como borracha e papel. O objetivo é evitar a condução de energia em eventual contato com a rede.

SEM GAMBIARRAS

Para ambientes internos, como quintais, a Enel adverte que, a fim de reduzir riscos de choque e até incêndio, não se deve usar bocais de lâmpadas como suporte para pendurar enfeites. Também é importante não fazer uso dos chamados “T”s ou de gambiarras e emendas malfeitas, o que pode superaquecer a fiação e causar curto-circuito. O ideal é utilizar filtros de linha, considerados mais seguros.

Estas mesmas dicas, aliás, servem para quem pretende ganhar dinheiro com as festas de São João. Nesses casos, a indicação da Enel é no sentido de que se contrate empresas habilitadas para “realizar o aterramento elétrico de barraquinhas, palcos, arquibancadas e demais estruturas metálicas”.

NADA DE BALÕES

Sobre fogos de artifício, a concessionária orienta adultos a usarem o artefato em locais amplos. Também não se deve direcioná-los para postes e redes de distribuição de energia.

Quanto a balões, Thiago Martins de Morais, responsável pela operação e manutenção da concessionária, lembra dos riscos da prática, além do fato de que se trata de crime ambiental: “Balões podem causar acidentes. Quando soltos próximos à rede elétrica, o perigo é ainda maior, aumentando riscos de incêndios”.

Em caso de acidente com a rede elétrica, a Enel sugere o seguinte: manter o local isolado; não mexer em objetos que estejam em contato com fios; e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (no número 193) e a própria concessionária (número 0800 28 00 120).

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com