Rubão, prefeito de Itaguaí, perde mais uma vez no TSE
Em decisão monocrática, Ministro André Mendonça mantém indeferimento da candidatura, mas prefeito pode ainda recorrer ao plenário
O prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira (Dr. Rubão, Podemos) teve um novo revés e sua candidatura se mantém indeferida, desta vez no âmbito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No último sábado (2), o Ministro André Mendonça manteve a decisão de indeferir a candidatura de Rubão à reeleição.
Cabe lembrar que tudo começou quando o Ministério Público Eleitoral (MPE) e Donizete Jesus (União) questionaram a legalidade da candidatura do atual prefeito e ajuizaram ações judiciais para impedi-lo de competir nas eleições.
Leia mais: TRE-RJ confirma inelegibilidade de Rubão
Assista: Rubão concede entrevista no Podcast Atual Especial Eleições 2024
Confira: Todas as notícias sobre as Eleições 2024 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica
Para eles, Rubão não poderia disputar as eleições de 2024 porque assumiu de forma interina a chefia da Prefeitura de Itaguaí por seis meses antes de sua eleição.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) concordou com as alegações das ações e indeferiu a candidatura. Com isso, deu-se início a uma longa batalha judicial, que agora transcorre no TSE até que haja uma decisão final.
Cabe recurso
Apesar desse mais recente revés, ainda não é o fim da linha para Rubão. Ele ainda pode recorrer ao plenário, porque a decisão foi monocrática, ou seja, partiu apenas do Ministro André Mendonça e a defesa de Rubão pode alegar que o plenário é quem deve decidir.
Caso isso não aconteça ainda este ano, o presidente da Câmara deve assumir até que haja um julgamento definitivo sobre a candidatura de Rubão ou, caso decidam manter a decisão de indeferimento, até a realização de eleições suplementares.
Nunca uma eleição para presidente da Câmara de Itaguaí foi tão importante. E cabe lembrar que, dos 11 eleitos (em alguns casos, reeleitos), 10 compõem a base governista pró-prefeito.