Reflexões sobre a política em Mangaratiba
Vereador Kaio do José Luiz do Posto fala sobre sua vivência política e comenta o atual cenário administrativo na cidade
O convidado do Podcast Atual da terça-feira (15) foi o vereador Kaio Luiz Peixoto Freijanes, o Kaio do José Luiz do Posto (União Brasil). Eleito em 2024, para a Câmara Municipal de Mangaratiba (CMM) aos 34 anos, sendo um dos mais jovens ocupantes do cargo na cidade. Kaio segue um legado que começou com o pai, José Luiz do Posto, que na cidade exerceu os cargos de vereador, presidente da Câmara Municipal e secretário de Governo. Também foi assessor da Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro.

Prioridades do mandato
Kaio é também irmão do ex-vereador Fernando Luiz Peixoto Freijanes, o Fernando do Zé Luiz do Posto. Formado em Relações Internacionais e servidor efetivo da Prefeitura de Mangaratiba, Kaio conquistou 571 votos em sua primeira tentativa de obter um mandato parlamentar. Na CMM, ele prioriza como ações de seu mandato a valorização dos servidores municipais e a geração de emprego e renda. O vereador tem ainda especial atenção à melhoria do transporte público, que se empenha para ver gratuito e/ou subsidiado pela municipalidade.

Legado familiar
Na conversa com o jornalista Renato Reis, Kaio iniciou falando que seu contato com a vida pública começou desde criança, em razão da intensa agenda política do pai, então personagem de proa na cena política Mangaratibense. Essa influência, segundo ele, continuou lhe seduzindo através dos mandatos que o irmão exerceu antes de lhe, por assim dizer, passar-lhe o bastão, tarefa que recebeu com grande entusiasmo até a consagração nas urnas em sua primeira eleição disputada, num feito que ele não esconde ter sido em grande parte em função do legado deixado pelo pai.
Atuação com olhar para frente
Kaio falou com entusiasmo de sua presença na CMM nesses primeiros meses de mandato. “A gente tem um passado para corrigir”, enfatizou ele, sobre o que considera uma nova forma de fazer política na cidade, conciliando as responsabilidades constitucionais do mandato, de propor leis e fiscalizar o Executivo, com a união dos vereadores e do prefeito de modo a recuperar o tempo perdido com as seguidas crises que marcaram os mais recentes anos na política municipal. A íntegra da conversa do vereador Kaio do José Luiz do Posto com o jornalista Renato Reis está no link https://www.youtube.com/live/kGrY0d9Ks8s?si=O7PvO_YaDAWrwkxm.