Quem somos

O Jornal Atual deu início às suas atividades em 9 de fevereiro de 2001, quando sua primeira edição foi apresentada em um coquetel no antigo Koffe & Koisas, lanchonete situada às margens da Rodovia Rio-Santos.

Idealizado pelo jornalista itaguaiense Marcelo Godinho, o primeiro exemplar contou com 16 páginas de noticiário e quatro páginas de classificados, ambos em cor preta e branca. A segunda edição surge 40 dias após. A partir da terceira, tornou-se quinzenal e, em outubro do mesmo ano, passaria a ter periodicidade semanal.

Único jornal vendido nas bancas – as primeiras edições custavam R$ 0,25 –, o Atual, que em seu primeiro número se dedicou à sua cidade-sede (Itaguaí), foi ampliando seu campo de atuação e no final de 2001 já circulava, também, nas cidades de Mangaratiba e Seropédica.

Por onde circulou

Na sua primeira década de existência o Jornal Atual chegou a ampliar sua circulação às cidades de Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro e Paracambi. Enveredou, ainda, por parte da Zona Oeste do município da capital, com ênfase em Santa Cruz e Campo Grande, onde chegou a ter um título totalmente exclusivo para essa região: o Jornal Atual ZO, que teve 59 edições semanais.

Transformações

Em outubro de 2006 surge a primeira grande mudança, quando passa a adotar um novo formato, o tabloide Berliner (página de tamanho 25 X 37 cm). Outra mudança expressiva acontece em 2010, quando o Atual passa a ser diário, com quatro publicações semanais.

Ao longo de sua história o Jornal Atual sempre procurou investir em jornalismo de qualidade e voltado exclusivamente para a região. No seu auge – ano de 2015 –, chegou a ter em seu quadro de funcionários 29 colaboradores com carteira assinada e outros cinco indiretos (responsáveis pela distribuição).

Surgem os desafios

Com o advento de bigtechs como Facebook e Google, o meio jornal sofreu – e ainda sofre – uma crise econômica por conta da mudança comportamental do leitor, que adota o smartphone como sua principal e única plataforma de leitura, fazendo com que o mercado publicitário abandonasse o jornalismo tradicional.

O Jornal Atual enfrenta, assim, como qualquer outro veículo, o efeito dessas transformações. No final de 2019 se viu em seu pior momento, quando teve que desligar todos seus colaboradores forçosamente.

Na época os leitores já não iam às bancas comprar jornal: eles o liam no celular. Com o surgimento da pandemia, e entre o horror que estava por vir alinhado à crise, o Atual a partir de abril de 2020 deixa de imprimir suas edições e se estabelece definitivamente no mundo digital. Esta seria a maior mudança, a mais radical de todas: deixar de imprimir. Mas este fato não foi o final. Pelo contrário. Foi a redenção.

Sempre Atual

Com a pandemia regredindo, o Jornal Atual voltou a investir, no seu posicionamento digital. Com a chegada de 2022, justamente na data de seu 21º aniversário, recebe a notícia que foi contemplado com um patrocínio do Meta (empresa mandatária do Facebook, Instagram e WhatsApp), por meio do ICFJ (sigla em inglês para “Centro Internacional para Jornalistas”) – instituto sediado nos Estados Unidos, para a implementação de um podcast que veio a chamar “Podcast Atual”.

Ainda em 2022, Meta e ICFJ também contemplaram novamente o Atual com mais recursos, desta vez para combater à desinformação e as fake news. Ainda neste ano, o Atual participou de um programa do Google que ofereceu mentoria para melhorar sua performance no site, o que rendeu, além do crescimento orgânico vertiginoso, o convite para participar da plataforma Google News. Na ocasião, o Atual foi o 130º veículo escolhido pela maior empresa de busca do mundo para participar do programa.

O ano de 2023 segue a tendência de crescimento e novos apoios. Com o funcionamento do Podcast Atual, surgiu a necessidade de uma nova sede física – desde 2020 o jornalismo estava no formato home office.

Construída com atenção à modernidade, a nova sede do Atual – totalmente preparada para receber convidados com necessidades especiais – conta com estúdio de gravação revestido de isolamento e tratamento acústico e equipamentos de última geração para gravação de áudio e vídeo nos mais diferentes formatos.

Ainda neste ano de 2023 tanto o Google quanto a Meta/ICFJ investem novamente no Atual. O primeiro, com nova mentoria direcionada ao crescimento da audiência do site e a Meta/ICFJ, com novo patrocínio, desta vez para implementar documentários na nova plataforma do jornal, o YouTube.

Próximo desafio

O próximo passo tem relação com o que foi realizado na Expo Itaguaí 2023. Além da montagem de um estúdio durante o evento para a transmissão ao vivo do Podcast Atual, a equipe de jornalismo realizou mais de 50 matérias audiovisuais sobre a festa. Instalou-se assim o estopim para a TV Atual em direção a um jornalismo que contemple vídeo, áudio e produtos tradicionais e digitais a fim de oferecer experiências complementares para os usuários.

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