Tendência

UFRRJ promove implantação do Parque Ecotecnológico

Encontro sobre modelo de negócios traz estratégias para inovação, potenciais parceiros e oportunidades; evento acontece nesta quinta-feira (8)

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), nesta quinta-feira (8), promove o evento “Parque Ecotecnológico da UFRRJ: estratégias para inovação, potenciais parceiros e oportunidades”. Com organização da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Agência de Inovação da universidade, o encontro acontecerá às 14h, na Sala dos Órgãos Colegiados, no terceiro andar do Pavilhão Central do campus Seropédica. 

Loggo em verde e preto do Parque Ecotecnológico da UFRRJ
Identidade visual do Parque Ecotecnológico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (REPRODUÇÃO AGÊNCIA DE INOVAÇÃO DA UFRRJ)

Esta é uma oportunidade para empresários, investidores e instituições se reunirem para criar cooperação e identificar sinergias entre si. Ao todo, 15 empresas serão representadas e terão a chance de conhecer como funciona o parque e de que maneira podem impulsionar seus negócios com a inovação. 

Estrutura e expectativa para o Parque Ecotecnológico 

O novo espaço, sob coordenação dos professores Luís Américo Calçada e Patrícia Golo, da Agência de Inovação da UFRRJ, contará com a estrutura de laboratórios de última geração, áreas de prototipagem e escritórios para atender a startups, empresas de pequeno, médio e grande porte, spin-offs (conceito em inglês para organizações ou produtos criados a partir de negócios já existentes) e iniciativas incubadas. A ideia, acrescentou Calçada, é receber empresas com interesse em pesquisas aplicadas e novas tecnologias dos mais variados segmentos. 

Em entrevista ao Jornal Atual, o também pesquisador em inovação tecnológica, Calçada, explicou que a implementação é um marco para a universidade após anos de trabalho. “Estamos construindo o projeto do parque e, agora, avançamos para uma nova etapa. Vamos apresentar o modelo de negócios e iniciar a construção da sede com laboratórios e escritórios. A partir de setembro, nossa expectativa é lançar um edital convidando empresas interessadas a se instalar”, contou.

Áreas de atuação e impacto regional 

Atualmente, a UFRRJ possui laboratórios com maturidade tecnológica consolidada, além de um corpo docente especializado para atuar ao lado do setor produtivo. Através da localização estratégica da universidade, o projeto impactará a região ao potencializar a formação de recursos humanos do entorno. 

“Queremos oferecer aos estudantes oportunidades de estágios, iniciação científica, pesquisas de mestrado e doutorado. O objetivo é formar profissionais com conhecimento técnico sólido e experiência em projetos de inovação”, destacou Calçada.

Dentre as áreas de atuação e pesquisa de ponta estão engenharia de alimentos, medicina veterinária, biotecnologia, instrumentação industrial, saúde, IA, sensores físicos e virtuais, modelagem matemática, geologia, biologia, agronomia e farmácia.

Programação do evento: inovação, networking e oportunidades de negócios

O evento terá início às 14h com abertura oficial e uma apresentação sobre o modelo de negócios preliminar do Parque Ecotecnológico da UFRRJ. A seguir, os convidados conhecerão a infraestrutura e oportunidades do espaço e poderão participar de uma sessão de networking

O Parque Ecotecnológico 

O Parque Ecotecnológico ocupa uma área de 400 mil m², às margens da BR-465, km 42, em Seropédica, em terreno cedido pela universidade. A proposta é integrar sustentabilidade e inovação, tornando-se referência em pesquisa aplicada e atração de investimentos verdes.

Em janeiro deste ano, a UFRRJ assinou um Memorando de Entendimento com a FINEP, a Prefeitura de Seropédica e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) local para viabilizar o projeto. A ZPE, por sua vez, ocupará 1 milhão de m² e permitirá que mercadorias sejam fabricadas e exportadas com incentivos fiscais, fortalecendo a vocação econômica da região.

O reitor da UFRRJ, professor Roberto de Souza Rodrigues, é um dos principais entusiastas da iniciativa. “A criação do Parque Ecotecnológico fortalece nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, beneficiando a comunidade acadêmica, o município de Seropédica e cidades vizinhas”, disse.

Além disso, a coordenação do espaço reconhece o papel fundamental do corpo universitário: “Este projeto é fruto da dedicação e paixão pela pesquisa e inovação de inúmeros professores e técnicos da UFRRJ, que não têm medido esforços para tornar o parque uma realidade”.

Serviço 

Encontro “Parque Ecotecnológico da UFRRJ: estratégias para inovação, potenciais parceiros e

oportunidades”

Data: 8 de maio (quinta-feira)

Local: Sala dos Órgãos Colegiados, no 3º andar do Pavilhão Central do campus Seropédica

Horário: 14h

Programação 

14h00: Abertura

14h15: Pitch – Modelo de Negócios preliminar do Parque Ecotecnológico da UFRRJ

14h45:  Apresentação da área do Parque Ecotecnológico da UFRRJ

15h15:  Coffee break e networking

16h30:  Encerramento

Leia em: https://jornalatual.com.br/ufrrj-parque-ecotecnologico/ 

Beatriz Freitas

Beatriz Freitas é jornalista e redatora no Jornal Atual. Acredita na comunicação com propósito e busca dar voz a quem mais precisa ser ouvido.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com