Mangaratiba capacita profissionais da saúde para escuta especializada
Prefeitura promove curso para aprimorar acolhimento de vítimas de violência sexual
![Profissionais da saúde participam de capacitação](https://jornalatual.com.br/wp-content/uploads/2025/02/COTIDIANO-Mangaratiba-capacita-profissionais-da-saude-para-escuta-especializada-780x470.webp)
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio do Programa Arte Viva da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (13) uma capacitação para enfermeiras da Sala Lilás e técnicos da Saúde Mental. O curso, focado na Escuta Especializada de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, acontece no Centro Cultural Cary Cavalcanti e se estende até sexta-feira (14).
A formação é ministrada pela assistente social Vanessa Fonseca, responsável pela implementação do protocolo de Escuta Especializada em Angra dos Reis. O objetivo é aprimorar o conhecimento dos profissionais para que realizem um acolhimento humanizado, garantindo que os relatos das vítimas sejam colhidos com segurança e sem causar novos danos.
Escuta Especializada
A técnica da Escuta Especializada é essencial para a proteção infantojuvenil, pois assegura que crianças e adolescentes sejam ouvidos de forma respeitosa, sem exposição a novos traumas. Durante a capacitação, o delegado Titular da 165ª DP (Mangaratiba), Roberto Gomes, abordou a relevância do relatório técnico para as delegacias. A coordenadora do Cartório da 165ª DP, policial Cíntia Brito, destacou as diferenças entre escuta especializada e depoimento especial, enquanto a presidente da OAB – Mulher, Aline Angelin, explicou a implementação da Lei Henry Borel na prática do Judiciário.
O evento também contou com a presença de Adriana Dahan, diretora de projetos do Arte Viva, da psicóloga Elisa Goulart, coordenadora do programa, e da enfermeira Dulcilene Reis, responsável técnica da Sala Lilás.
Continuidade do curso
Nesta sexta-feira (14), a capacitação segue com mais palestras e atividades práticas, consolidando os aprendizados e fortalecendo a atuação dos profissionais no acolhimento de vítimas de violência sexual.
Leia mais: Mangaratiba busca recursos para assistência social na CIB 2025
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.