Leilão de novo terminal no Porto de Itaguaí deve ocorrer em outubro
O ITG 02, chamado de “área do meio”, também será para transporte de minério de ferro
Com previsão de investimentos de R$ 3 bilhões, o ITG 02, um novo terminal de minério de ferro no Porto de Itaguaí, deve ter o leilão marcado pelo governo federal para outubro deste ano.
O Porto de Itaguaí é o maior porto público do Brasil em exportação de minério de ferro. Entre janeiro e junho deste ano, o porto – administrado pela PortosRio – movimentou 30 milhões de toneladas, com destaque para o minério de ferro, que atingiu 27 milhões de toneladas, um aumento de 22,5% em relação ao mesmo período de 2023.
Leia sobre o balanço do Porto de Itaguaí dos seis primeiros meses de 2024, divulgado pela PortosRio:
No leilão há previsão de limites para empresas que já detêm contratos de arrendamento ou autorização no mercado de minério de ferro: poderão participar somente em caso de não haja propostas válidas de outras empresas. A condição foi instituída pela Antaq a fim de que haja equanimidade na disputa.
A expectativa é de que o novo empreendimento, a ser construído em uma área de quase 350 mil m², aumente a capacidade de escoamento da carga mineral e movimente quase 400 milhões de toneladas ao longo da vigência da concessão.
O leilão da “área do meio” do Porto de Itaguaí estava previsto para agosto deste ano, mas foi adiado e a nova data ainda carece de confirmação. Mas há bons indícios de previsão.
Em entrevista à imprensa em São Paulo, durante o primeiro leilão de terminais portuários deste ano, o Ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, confirmou que novos leilões vão acontecer entre outubro e dezembro de 2024. “Nosso objetivo, ao longo do governo do presidente Lula, é realizar leilões de 30 áreas portuárias, gerando desenvolvimento do setor portuário brasileiro. Isso significa mais desenvolvimento econômico, mais geração de postos de trabalho e aumento do poder aquisitivo do nosso povo”, declarou.