CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Falta d’água em Itaguaí causa transtornos e revolta de moradores

Regiões de Itaguaí, Seropédica e Zona Oeste sofrem com abastecimento irregular há dias; falta de informações e alternativas agravam a situação

Moradores de Itaguaí enfrentam dificuldades e indignação com a falta de água potável desde a madrugada de terça-feira (22). Até esta sexta-feira (25), os relatos de problemas no abastecimento se acumularam, afetando também Seropédica e alguns bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A concessionária da Rio+Saneamento, responsável pelo fornecimento de água, informou nesta quinta-feira (24), que uma interrupção temporária foi necessária devido à manutenção em sistemas realizados pela Águas do Rio, mas que o abastecimento voltaria de forma gradual – o que ainda não ocorreu em muitos locais.

De acordo com comunicado da Rio+Saneamento, a falta d’água foi identificada na manhã de quinta-feira durante o processo de retomada gradual do abastecimento, após a conclusão de uma manutenção na adutora de Ribeirão das Lajes, realizada pela empresa Águas do Rio. A concessionária informou que o fornecimento de água seria normalizado de forma progressiva, com previsão de até 72 horas para estabilização completa em áreas mais elevadas e distantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA MAIS: FALTA DE ÁGUA EM ITAGUAÍ: NORMALIZAÇÃO PREVISTA EM ATÉ 72 HORAS
No entanto, moradores de bairros como Brisamar, Califórnia, Centro e Jardim América relatam que, nesta sexta-feira (25), a água começou a chegar, porém, com pressão muito fraca. Denise Cicarino, moradora do bairro Califórnia, desabafou em uma rede social doJornal Atual : “Bairro Califórnia, quatro dias sem água. Hoje pela manhã começou um cair de briga, um absurdo. Deveríamos nos unir e abrir um processo coletivo; pagamos conta muito cara para isso.”

Claudia Leal, moradora de São Miguel, em Seropédica, também sofreu dificuldades: “Desde segunda à noite sem água. Ontem (24) caiu um pouco de briga ao anoitecer, porém já acabou de novo.”

FALTA DE INFORMAÇÃO AGRAVA A INSATISFAÇÃO

A falta de informação clara sobre como solicitar um carro-pipa e a ausência de prazos precisos para a normalização do abastecimento geraram insatisfação nos moradores e em estabelecimentos da região. A gerente da Clínica Ultra Imagem Diagnóstico, localizada no Calçadão de Itaguaí, relatou cou que a clínica onde ela trabalha foi fortemente impactada, prejudicando o atendimento aos pacientes. “Estamos sem água desde quarta-feira, o que gerou muitos transtornos. A falta de informação agravou a situação”, disse Paula Paiva.

REPERCUSSÃO NAS REDES SOCIAIS

Diante da situação, o Atual lançou um enquete em suas redes sociais para mapear as áreas mais afetadas e ouvir os relatos dos moradores. Em menos de meia hora, mais de 20 pessoas deixaram comentários sobre a falta de água em seus bairros. A mobilização online evidencia a crescente insatisfação da população e a demanda por respostas mais rápidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Bairro Jardim Laiá, próximo ao bairro Amendoeira. Voltou ontem a tarde, porém suja”, Paty Vaterlor.

“Aqui no centro de Itaguai, Rua do Valão, em frente ao Guanabara, desde terça-feira à noite sem água”, Marcela Santiago.

“Sem água desde segunda-feira”, Sandra Ramos, bairro Jardim Mar (Sem Terra).

NOTA DA RIO+SANEAMENTO ATUALIZADA

O Atual tentou contato com a Rio+Saneamento na manhã desta sexta-feira (25) para mais informações. Em nota, a Rio+Saneamento informa que o abastecimento de água em bairros da Zona Oeste do Rio, Itaguaí e Seropédica, encontra-se ainda impactado devido a serviços de manutenção realizados pela Águas do Rio, que foram concluídos nesta madrugada (25). De acordo com a nota, o reparo ocasionou a paralisação do abastecimento em uma das duas adutoras do Sistema Ribeirão das Lajes e a regularização da distribuição ocorre de forma gradual, podendo levar até 72 horas em áreas mais elevadas e em pontas de rede.

Há impactos nas seguintes localidades:

Município do Rio: Gericinó, Padre Miguel, Vila Kennedy, partes de Bangu e Realengo.

Município de Itaguaí: Centro, Monte Serrat, Brisa Mar, Ilha da Madeira, Jardim Ueda, Jardim America, Amendoeira, Vila Ibirapitanga, Chaperó, Vila Margarida, Ponte Petra, Engenho e Teixeiras.

Município de Seropédica: Campo lindo, Jardins, Piranema, Ecologia, Fazenda Caxias e Boa Esperança.

Apesar das reclamações, a Rio+Saneamento não apresentou um canal específico para pedidos de carro-pipa e não ofereceu compensações aos consumidores prejudicados. Ainda na nota, a empresa reiterou o pedido de uso consciente da água e recomendou evitar atividades de alto consumo, reforçando que o abastecimento completo poderá atrasar até 72 horas.

Welington Campos

Welington Campos é jornalista profissional. Tem formação em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Exerce a função de subeditor do Jornal Atual, onde atua desde sua fundação em 2001.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com