Edital do Sesc RJ destina R$ 36 milhões para projetos culturais na Costa Verde
Inscrições gratuitas incluem novas categorias em literatura e música. Projetos selecionados integrarão a programação de 2026 do Sesc RJ

O Sesc RJ lançou a 5° edição do Edital Sesc RJ Pulsar, uma das principais iniciativas de fomento à cultura no estado. Com um investimento de R$ 36 milhões, a iniciativa financiará projetos que comporão a programação cultural de 2026 da instituição. Os interessados tem até o dia 10 de março para se inscrever. Clique aqui e saiba mais.
Os recursos contemplam sete linguagens artísticas: Teatro, Música, Literatura, Dança, Circo, Audiovisual e Artes Visuais. Cada linguagem tem um caderno exclusivo que orientará os proponentes, de forma específica, na inscrição dos projetos.
Apoio à produção de livros inéditos
Como novidade, esta edição incluiu uma nova categoria na área de literatura, voltada para a criação de obras de não ficção, e outra na área musical, ampliando a categoria antes destinada às rodas de samba. Em literatura, o objetivo é fomentar a produção de livros inéditos neste gênero, elaborados por autores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. As obras deverão dialogar com temas relacionados às artes, cultura, arte educação e outras áreas do saber como antropologia, sociologia e arquitetura, entre outros. Na área musical, a categoria de rodas de samba contempla agora também projetos de forró e choro, valorizando manifestações genuinamente brasileiras.
Qualidade, abrangência e pluralidade da programação
Presidente do Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior falou sobre a iniciativa. “O Edital Sesc RJ Pulsar surgiu num momento de emergência, quando a sociedade do Rio precisou socorrer a classe artística naquele momento delicado da pandemia. A cada edição nos surpreende a qualidade, a abrangência e pluralidade da programação. Quem ganha é o público do estado do Rio, com uma grande oferta de atividades culturais nas nossas unidades e em espaços públicos dos municípios”, explicou ele.
Leia também: Curso de Educação Escolar Quilombola é iniciado na Ilha da Marambaia