Coluna Conectando com a #Manu

Esse tema é um assunto muito atual e que está aparecendo com frequência na internet. E que podemos avaliar nossa resposta à forma de pensar de outra pessoa sobre um assunto qualquer.

O cancelamento é basicamente quando alguém faz algo que outras pessoas não gostam e que consideram errado. Ou quando alguém desconsidera alguém pela forma de pensar sobre um assunto. A partir disso, pessoas começam a “cancelar” ela. Recebendo hates, pessoas não curtindo e só criticando. Ou até ameaçando de algo pior. 

O que podemos observar é que nem sempre você tem que concordar com aquilo que alguém fez. Mas não é por isso que está “errado”. A avaliação sobre aquilo que você critica ou sobre o que dá a sua opinião é extremamente importante.

Temos que pensar mais sobre o que está sendo dito ou feito para saber o que temos que mudar em nós. E isso não tem a ver com apagar a pessoa que falou ou fez algo com que não concordamos. Todos nós somos humanos e temos direito de expressar nossas opiniões. 

Os únicos casos em que temos que combater o que está sendo dito ou feito realmente, mas não de forma violenta, é quando aquela opinião vai contra a existência de uma pessoa ou de um grupo de pessoas. Os chamados “Discursos de Ódio” devem ser combatidos com amor e esclarecimento. E, em alguns casos devem ser denunciados comportamentos como racismo, homofobia, violência contra a mulher e outros crimes. 

Ódio, anulação, cancelamento. Esse não pode ser o caminho da mudança que nós tanto queremos para a nossa sociedade. 

Vamos mudar o mundo para melhor, com mais conhecimento, esclarecimento, paciência e amor. Ódio alimenta ódio. Amor nutre amor. E, como dizia o profeta, gentileza gera gentileza.

Gentileza é também compreensão com alguém que ainda não entende o mal que gera com as palavras e ações em alguns casos. Compreensão não é aceitação. Mas é entender o que está acontecendo para fazer a mudança da maneira certa.

Quando você realmente souber e tiver certeza de um posicionamento podemos até avisar ou algo do tipo, mas sem fazer algo mais sério, como ameaçar, por exemplo. 

Tenho visto pessoas começando a cancelar alguém e depois a pessoa explica tudo. E todos vendo que não era realmente aquilo que foi interpretado. Então, tenha certeza do que você está fazendo e não acredite em fontes falsas. Busque.

Algumas opiniões e palavras mal utilizadas e que podem conter preconceitos exigem necessários esclarecimentos e palavras para explicar o que está incorreto. Sendo que, às vezes, é apenas falta de informação.

Mas a mensagem que quero passar é: Tenha certeza do que você está escrevendo e fazendo. Não exagere na punição! Não cancele. Tenha empatia! 

“Em cada cancelamento ao erro, outro surgirá para provar a nossa perfeição de sermos totalmente imperfeitos”.

 

Se tiver alguma sugestão de tema me mande no meu email ginastamanoellaaparecida@gmail.com

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com