Cemaee de Itaguaí promove inclusão com aulas de cozinha experimental

Oficinas culinárias realizadas no Cemaee incentivam alimentação saudável, inclusão social e autonomia de alunos com deficiência

No Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemaee) de Itaguaí, a inclusão vai além da teoria: é praticada com sabor, saúde e diversão. Todas as quintas-feiras, alunos com deficiência participam do Projeto Vida Saudável, uma iniciativa que une educação, nutrição e inclusão social por meio de oficinas práticas de cozinha experimental.

Alunos, responsáveis e equipe pedagógica do Cemaee de Itaguaí celebram mais uma oficina
Alunos, responsáveis e equipe pedagógica do Cemaee de Itaguaí celebram mais uma oficina do Projeto Vida Saudável (FOTO RUI OKADA/PMI)

A proposta, que ocorre nos turnos da manhã e da tarde, tem como objetivo ensinar receitas simples e saudáveis, ao mesmo tempo em que desenvolve a autonomia, coordenação motora e autoestima dos participantes. As aulas são ministradas por Rosângela Martins, economista doméstica do setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação, e têm encantado alunos e responsáveis. “É muito satisfatório ver a alegria deles ao participar. O Daniel até me ajudou a descascar cenouras! Eles ficam muito motivados só de estarem na cozinha”, relata Rosângela.

Nesta quinta-feira (8), os alunos Bianca Oliveira (8), Leticia Maria (13), Daniel Miranda (14) e Samuel Martins (8) aprenderam a preparar uma vitamina colorida sem açúcar. Na oficina anterior, o tema foi “bombons saudáveis”, aproveitando a chegada da Páscoa. As próximas receitas incluem pães, biscoitos e até versões caseiras do famoso Danoninho.

Ações pedagógicas inclusivas

O Cemaee, prestes a completar 15 anos de atuação em Itaguaí, atende 42 alunos com idades entre 6 e 17 anos. A maioria está matriculada na rede municipal de ensino, mas alguns estudam na própria unidade, que tem à frente o professor Ivan Charles na direção geral e a professora Giovana Lemos na direção pedagógica.

Além de promover o desenvolvimento físico-motor e social, o centro também cumpre seu papel na oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE). O Projeto Vida Saudável é um exemplo prático disso, ao permitir que os alunos levem o que aprendem para o convívio familiar e a vida em sociedade.

Com 32 inscritos e cerca de 12 participantes frequentes, a expectativa é de que mais alunos se juntem às oficinas nas próximas semanas. As atividades estão garantidas até o fim do ano e seguem com temas que despertam o interesse dos estudantes e das famílias envolvidas.

Leia mais: Itaguaí abre vagas temporárias na rede municipal de ensino


*Texto produzido com base em release enviado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaguaí.

Welington Campos

Welington Campos é jornalista profissional. Tem formação em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Exerce a função de subeditor do Jornal Atual, onde atua desde sua fundação em 2001.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com