Câmara de Mangaratiba decide na terça-feira (3) se abre impeachment contra prefeito e vice

Mangaratiba mantém a triste tradição de efervescência política e, mais uma vez, volta à cena algo que os munícipes já conhecem há muito tempo: impeachment do prefeito e do vice. No dia 19 de abril, o juiz Richard Fairclough (da 54ª zona) modificou a própria sentença em uma ação judicial que tramita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Alan Campos (Alan Bombeiro, PP, prefeito) e Alcimar Moreira Carvalho (Chicão da Ilha, Patriota, vice) livraram-se da cassação e foram condenados ao pagamento de multa.

Mas vai começar tudo de novo: na próxima terça-feira (3), a Câmara vai apreciar um pedido de abertura de processo de impeachment dos chefes do Executivo municipal.

Publicidade

Quem protocolou o pedido é um dos autores da ação judicial no TRE, Rodrigo Ferraz de Souza, servidor efetivo lotado na secretaria de Fazenda. Sob os mesmos argumentos daquela ação, Rodrigo pede que a Câmara instaure um processo de impeachment, que, ao final, pode cassar o mandato de Alan e Chicão. Souza foi candidato a vice e Thiago Targino (outro autor da ação no TRE) a prefeito nas eleições em que Alan e Chicão venceram, em 2020.

MAIORIA SIMPLES

Segundo o Regimento Interno da Câmara, para que se abra uma investigação de impeachment é necessário aprovar por maioria simples, ou seja, metade dos vereadores mais um deve dizer “sim” à abertura do processo.

No caso de Mangaratiba, então, significa sete votos. “Estamos confiantes de que temos os sete votos e o processo de impeachment vai acontecer”, disse neste sábado (30) ao ATUAL o vereador Hugo Graçano, do Cidadania.

Se a abertura for aprovada pelos parlamentares, o processo dura entre 45 e 60 dias. Instala-se imediatamente uma comissão formada via sorteio por presidente, membro e relator.

Prefeito e vice participam do processo com amplo direito de defesa garantido por lei.

O trabalho da comissão tem como produto um relatório, a ser votado pelos vereadores em plenário. Este documento conterá um parecer que recomenda ou não a cassação do prefeito e do vice. Se o relatório for aprovado, os mandatários deixam os cargos e o presidente da Câmara assume interinamente o cargo de prefeito.

Tais eventos já aconteceram na cidade pelo menos três vezes. Causam apreensão e muita discussão. Pessoas nas redes sociais demonstram muita expectativa. A sede da Câmara, pequena, certamente estará bem agitada na terça-feira, com muitos manifestantes.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

NUCLEP premiada no Prêmio Líderes da Energia 2025

A NUCLEP - Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. foi destaque do setor nuclear brasileiro no Prêmio Líderes da Energia…

19 horas ago

Como montar um cronograma capilar para fios com química

Descubra como montar um cronograma capilar para cabelos com química e recuperar a saúde dos…

1 dia ago

Mangaratiba lança mutirão de vasectomia para zerar fila de espera

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar em junho…

2 dias ago

Mangaratiba promove ação educativa nas escolas pelo Maio Amarelo

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, iniciou nesta semana…

2 dias ago

Roupas encardidas? Esse truque com bicarbonato clareia sem alvejante

Aprenda a clarear roupas encardidas usando bicarbonato de forma segura, eficiente e sem água sanitária.…

2 dias ago

Encontro para integração portuária e descarbonização no Rio de Janeiro abre inscrições

A secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) está com inscrições abertas…

3 dias ago

This website uses cookies.