Mangaratiba inicia campanha de vacinação contra a gripe
Crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos estão entre os primeiros a receber a dose da vacina
A Secretaria de Saúde de Mangaratiba deu início à campanha de vacinação contra a gripe em todo o município. Nesta primeira fase, a ação é voltada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A vacinação contra a gripe em Mangaratiba contempla inicialmente crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.

Além desses grupos, também têm direito à imunização os demais públicos prioritários estabelecidos pelas diretrizes federais, como profissionais de saúde, puérperas, indígenas, professores, pessoas com comorbidades, entre outros.
Para receber a dose, é necessário comparecer à Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima ou às Salas de Vacina das UBSs (Unidades Básicas de Saúde). O cidadão deve apresentar o cartão do SUS ou CPF. Os horários de atendimento variam conforme a unidade.
A campanha é fundamental para prevenir complicações causadas pelos vírus da gripe, especialmente em pessoas mais vulneráveis, e faz parte da estratégia nacional de imunização anual.
Locais de vacinação
UBS Itacuruçá – segunda a sexta-feira (8h às 16h);
UBS Muriqui – segunda a sexta-feira (8h às 16h);
Unidade de saúde Ranchito – segunda a sexta-feira (8h às 16h);
UBS Jacareí – terça, quarta e quinta-feira (8h às 16h);
ESF Centro de Mangaratiba – terça e quinta-feira (8h às 15h);
ESF Praia Grande – terça-feira (9h às 15h);
ESF Ingaíba – quarta e sexta-feira (08h às 15h);
ESF Serra do Piloto – quarta-feira (8h às 15h);
CRASP Praia do Saco – segunda, quarta e sexta-feira (8h às 15h).
Público alvo
Pessoas com 60 anos ou mais; Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Grávidas e Puérperas (até 45 dias após o parto); Trabalhadores de Saúde; Pessoas com Deficiência Permanente (PcD) a partir de 12 anos; Profissionais da Educação, Saúde, Força de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas; Indígenas e quilombolas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade; Pessoas em situação de rua; Caminhoneiros; Trabalhadores Portuários, Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; Trabalhadores dos Correios; População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.