Lúcia Baroni fala sobre educação, ensino, aprendizagem e política
Pró-reitora do Centro Universitário do Rio de Janeiro, educadora foi a entrevistada de terça-feira (11) no Podcast Atual

A edição da terça-feira (11) do Podcast Atual teve a educação como tema, recebeno uma convidada altamente qualificada para refletir sobre esse relevante assunto. A entrevistada foi a professora Lúcia Baroni Martinazzo, neuropsicopedagoga, especialista em inteligência emocional e mestre em Educação. Ela foi diretora da Universidade Castelo Branco, no polo Itaguaí. Também exerceu o cargo de secretária municipal de Educação de Seropédica, entre os anos de 2010 e de 2016. Atualmente, Lúcia Baroni é pró-reitora do Centro Universitário do Rio de Janeiro.
Na conversa com o jornalista Renato Reis, Lúcia Baroni iniciou explicando como a educação evoluiu sobre o processo educacional. Falou que o processo de aprendizagem levou à reflexão sobre a psicopedagogia e sobre os esforços para identificar as dificuldades de aprendizagem. Falou também sobre importantes aspectos relacionados à neuropsicopedagogia. Essa neurociência ajuda professores a compreenderem de que forma ocorrem os processos de aprendizagem, sob a perspectiva neural, em diferentes fases da vida.
Reflexão sobre a tecnologia e os estudantes
Lúcia Baroni explicou ainda sobre como o psicopedagogo atua no ambiente escolar, acentuando o que este profissional pode ou não fazer. Citou também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Essa lei definiu novos padrões de trabalho no ambiente escolar, no que se refere ao papel dos educadores na formação e evolução dos estudantes.
Lúcia Baroni falou sobre a carência de concursos públicos para a seleção de psicopedagogos, citando como exceções a Força Aérea Brasileira e a Petrobras. Ela disse que esses profissionais estão nas escolas, mas ainda não da forma como deveriam estar. Ela destacou o seu importantíssimo papel nos processos de ensino e aprendizagem. Baroni refletiu também sobre a influência da tecnologia na rotina dos estudantes. Dessa forma, ingressou no debate sobre a recente proibição do uso de telefones celulares e outros aparelhos do gênero nos ambientes escolares.
A Secretaria de Educação de Seropédica e o Unirj
Lúcia falou ainda sobre sua passagem pela Secretaria Municipal de Educação de Seropédica. Destacou diversos projetos implantados na rede pública municipal na ocasião. Discorreu ainda que o diálogo foi uma estratégia que lhe garantiu criar uma atmosfera muito positiva. Nada, no entanto, que a levasse a se entusiasmar com uma carreira política através de mandato eletivo. A conversa seguiu ainda por seu trabalho atual à frente da Pró-reitoria do Centro Universitário do Rio de Janeiro (Unirj). Essa instituição oferece formação em nove distintos cursos em Campo Grande. A íntegra da conversa da professora Lúcia Baroni com o jornalista Renato Reis está no link https://www.youtube.com/live/PWha5Y5CegE?si=qV5JcogSMb-VE3bN.
Leia também: PODCAST ATUAL: Engenheiro Alex Villela destaca projetos para desenvolver a região