TSE rejeita segundo pedido de diplomação de Rubão

Prefeito queria que a Justiça Eleitoral desse a ele o mesmo direito que o prefeito de Três Rios conseguiu nesta quarta

O Ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou nesta quinta-feira (19) o pedido de reconsideração apresentado pela Coligação “Por Uma Itaguaí Ainda Melhor” e pelo prefeito reeleito Rubem Vieira de Souza (Dr. Rubão, Podemos).

TSE rejeita pedido de diplomação de Rubão. Na foto, prefeito está de blusa azul, falando na Tribuna da Câmara de Vereadores de Itaguaí.
FOTO DIVULGAÇÃO

A decisão do TSE rejeitou o pedido de diplomação de Rubão e manteve sua inelegibilidade para um terceiro mandato consecutivo como prefeito de Itaguaí.

Um pedido de liminar para proceder à diplomação de Rubão já havia sido negado pelo mesmo Ministro na última sexta-feira (13), conforme o Atual publicou.

Argumentos rejeitados

O ministro André Mendonça julgou o Recurso Especial Eleitoral, registrado sob o número 0600379-88.2024.6.19.0105, da coligação e do prefeito, que argumentavam que a situação de Itaguaí era semelhante ao caso de Três Rios/RJ, onde foi concedido nesta quarta (18) efeito suspensivo ativo para viabilizar a diplomação do prefeito reeleito naquela cidade.

No entanto, o Ministro André Mendonça destacou que a jurisprudência do TSE é clara quanto à impossibilidade de um terceiro mandato consecutivo, conforme o artigo 14, §5º, da Constituição Federal.

Rubão assumiu a prefeitura de Itaguaí em julho de 2020 após o afastamento do prefeito e vice-prefeito eleitos para 2017 a 2020. Ele permaneceu no cargo até o fim do mandato e foi reeleito para o período de 2021-2024. A decisão do TSE impede que ele concorra a um terceiro mandato consecutivo, consolidando o entendimento de que a perpetuação de uma mesma pessoa no poder é inconstitucional.

Próximos passos

A decisão ainda será submetida a julgamento do agravo interno pelo Plenário do Tribunal. Advogados do Ministério Público Eleitoral, da Coligação “União por Itaguaí” e de outros recorrentes acompanham o processo, aguardando a deliberação final.

O TSE reforça o compromisso com a continuidade administrativa e a alternância democrática no Executivo. A decisão preserva os princípios constitucionais e garante uma transição saudável no governo municipal de Itaguaí.

Marcelo Godinho

Marcelo Godinho é bacharel em Comunicação Social, graduado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho e é o profissional responsável e fundador do Jornal Atual.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com