ICN atinge importante marco com Submarino Tonelero
Manobra de flutuação operacional libera o Submarino Tonelero do estaleiro, permitindo início dos testes no mar
Na última sexta-feira (16), a Itaguaí Construções Navais (ICN) atingiu um marco crucial no desenvolvimento do Submarino Tonelero, o terceiro navio de propulsão diesel-elétrica do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). A manobra de flutuação operacional do submarino, conhecida como J6, foi concluída com sucesso, sinalizando a autonomia do Tonelero em relação ao estaleiro e permitindo que o navio inicie operação no mar.
De acordo com José de Andrade e Silva Neto, Líder das Saídas de Mar, a realização do J6 é fundamental para que o Submarino Tonelero alcance a independência em relação ao estaleiro. “Com essa manobra, o Submarino Tonelero deixa de depender do Salão Principal e passa a ser atracado no Cais 12, operando de forma independente”. Neto também destacou os próximos passos do cronograma de desenvolvimento do submarino, que incluem os marcos J5 e J7. “O J5 marca o início da operação dos motores Diesel Geradores, enquanto o J7 concede autonomia total em termos de propulsão. Esses testes são essenciais para verificar a capacidade do submarino de carregar as baterias e testar sua propulsão na superfície”, detalhou Neto.
Após esses desafios, a próxima fase será o J8, a imersão estática, programada para outubro, que permitirá verificar a estabilidade do submarino. A previsão é que a navegação independente na superfície ocorra até o final de novembro. A combinação desses marcos será fundamental para a realização do J9, a navegação completa na superfície, planejada para acontecer até o fim do ano.