CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Missão dinamarquesa em Santa Cruz apoia economia circular no Distrito Industrial

Durante a “Semana Simbiose Industrial: Desafios e Oportunidades”, que se encerra nesta sexta-feira (24), no Distrito Industrial de Santa Cruz, especialistas dinamarqueses e brasileiros discutiram o desenvolvimento de um projeto pioneiro para identificar oportunidades de melhoria na gestão de recursos industriais, promovendo o desenvolvimento de novos modelos de negócios, dentro do conceito de economia circular.

O projeto tem o apoio da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (Aedin), do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Agência de Energia da Dinamarca (DEA) e acontece de 20 a 24 de maio. Nesse período, uma missão técnica faz visitas para conhecer em detalhes processos industriais em empresas sediadas no Distrito Industrial de Santa Cruz. Ontem foi a vez da Cladtek, líder global na fabricação de tubos resistentes à corrosão. Nos dias anteriores, os especialistas visitaram a siderúrgica Ternium e a empresa especializada em tratamento de efluentes Opersan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta sexta (24), após um café da manhã em homenagem ao Dia da Indústria, que se comemora em 25 de maio, os técnicos vão discutir os exemplos práticos e analisar os próximos passos do projeto de simbiose industrial em Santa Cruz.

O objetivo é estimular as indústrias locais a usar coprodutos de outras empresas no seu processo de produção, beneficiando também a economia do Rio de Janeiro. O projeto é uma realização da Kalundborg Symbiosis, em parceria com a Clean Cluster, a Viegand Maagøe e a Grennova Hub.

“Esta semana tem sido muito produtiva, com o engajamento dos diferentes parceiros do projeto: indústrias, Aedin, Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e com eles também trazendo junto a Firjan e o Inea para discutir um projeto muito complexo. É incrível que, com dois dias de mapeamento, nossos colegas da Kalundborg já identificaram muito potencial. Por parte da Greennova, esperamos contribuir desenhando os projetos e identificando mais recursos para fazer a implementação dos primeiros pilotos de viabilidade”, disse Maria Dominguez, diretora da Greennova Hub, após a visita técnica nesta quinta-feira no Distrito Industrial de Santa Cruz.

“Hoje é um dia verdadeiramente importante para nós aqui na Cladtek. Estamos recebendo a delegação dinamarquesa, trazendo consigo um vasto conhecimento para examinar nossos processos e conhecer nosso produto, que é amplamente utilizado em campos de extração de petróleo, em grandes profundidades. Essa visita da missão dinamarquesa representa uma oportunidade para conhecer nossos processos, melhorar a eficiência de nossos recursos e explorar possíveis simbioses com outras empresas do distrito”, afirmou Melissa Rocco, gerente de saúde, segurança e meio ambiente da Cladtek.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Distrito Industrial de Santa Cruz, o mais importante do município do Rio, reúne 14 empresas e é responsável por mais de 18 mil empregos diretos e indiretos. Além das indústrias participantes desta primeira etapa do projeto, estão lá sediadas a Fábrica Carioca de Catalisadores, Furnas e a Casa da Moeda, entre outras. No local, também está sendo construída a nova fábrica de produção de vacinas da Fiocruz/BioManguinhos.

A iniciativa de desenvolver o projeto de simbiose é alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas, com foco no ODS 9 (indústria, inovação e infraestrutura) e no ODS 12 (consumo e produção responsáveis).

O Governo do Estado do Rio de Janeiro participa e apoia o projeto por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Rio de Janeiro (SEDEICS) e da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro (SEAS).

Sobre a Aedin

A Aedin foi criada em 1973 e tem como missão tornar seus associados mais competitivos através de uma constante defesa dos interesses das Indústrias e de programas que melhoram a qualidade do trabalho, estimulam o desenvolvimento local, contribuem para a melhoria do perfil econômico, social e cultural e aumentam a empregabilidade dos trabalhadores da região. São 14 empresas associadas, com 18 mil empregos diretos e indiretos e mais de R$ 200 milhões/ano em impostos gerados para a cidade do Rio de Janeiro.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com