Mangaratiba: polícia identifica corte e extração de árvores sem autorização
Policiais militares lotados na UPAm (Unidade de Policiamento Ambiental) do Parque Estadual da Juatinga identificaram uma atividade ilegal de corte e extração de árvores em um terreno em Mangaratiba. A ação – resultado de denúncia encaminhada pelo Linha Verde, programa do Disque Denúncia para meio ambiente – se deu nesta segunda-feira (11), no bairro Ibicuí.

Segundo o Disque Denúncia, a partir das informações recebidas, os agentes – lotados na 4ª UPAm – se deslocaram à Rua Cristóvão Vieira de Vasconcelos, onde identificaram uma construção em fase inicial, com o corte de quatro árvores de grande e médio portes. Na área degradada, que seria equivalente a 400 metros quadrados, havia ainda 10 sapatas com colunas.
Sem conseguir constatar placas com informações e licenciamentos da obra, os policiais buscaram com moradores locais o contato de telefone do responsável pelo local. Na chamada, o homem – que alegou estar distante do terreno no momento da abordagem – admitiu não possuir autorização para o corte de árvores, mas garantiu ter um protocolo de entrada do processo de construção junto ao município.
LEIA MAIS
Piloto de Itaguaí sonha com título nacional de Motocross para dedicar à mãe falecida
Em seguida, os policiais rumaram à 165ª DP (Mangaratiba) para o registro da ocorrência. Na delegacia, o delegado informou que irá solicitar perícia no local e, posteriormente, colherá depoimento do autor.
O Disque Denúncia pede que testemunhas de crimes ambientais entrem em contato com o Linha Verde pelos telefones (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177. Ambos contam com WhatsApp anonimizado, uma técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa.