Itaguaí: Hospital São Francisco Xavier começa ampla reforma
A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que partir do próximo dia 22 de janeiro começam obras de reforma do Hospital Municipal São Francisco Xavier. O texto de divulgação da prefeitura diz: “A unidade hospitalar passará por uma modernização completa, visando oferecer ao cidadão um atendimento mais humanizado, com conforto e bem-estar a pacientes, acompanhantes e funcionários”.
São cinco etapas que vão abranger várias seções dentro do hospital.
O secretário de Saúde – Carlos Zóia – esclarece que durante esse período as consultas ambulatoriais de Ortopedia, Bucomaxilo e Cirurgia Geral serão direcionadas à Estratégia de Saúde da Família do Centro (ESF Centro). Já os atuais atendimentos da ESF Centro serão conduzidos para a Clínica da Família do Ibirapitanga e para a ESF Califórnia.
O atendimento de emergência não sofrerá alteração, com exceção da pediatria, que acontecerá na UPA e ESF Vila Geny.
A reforma dá seguimento às obras iniciadas em 2022, que resultaram na nova emergência do hospital.
A Secretaria de Saúde avisa que o cidadão pode tirar dúvidas e orientações na ESF Centro, na própria Secretaria Municipal de Saúde e pelo telefone (21) 3782-9005.
CINCO ETAPAS E R$ 20 MILHÕES
A obra acontece em cinco etapas, da seguinte forma.
Etapa 1 – Pediatria; Parte administrativa; Banco de sangue; Recepção; Rampa na parte da frente; Consultórios.
Etapa 2 – Clínica Médica.
Etapa 3 – Enfermarias do andar térreo; Farmácia; Psiquiatria; Depósito de Medicamentos; Centro cirúrgico e dependências.
Etapa 4 – Enfermarias do 1º andar.
Etapa 5 – Cozinha e dependências; Refeitório; UTI.
A obra também tem como objetivo enquadrar o hospital dentro da Resolução 50 do Ministério da Saúde, de fevereiro de 2002, que dispõe sobre o regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.
O Centro Cirúrgico e Central de Esterilização vão ficar, de acordo com a prefeitura, totalmente de acordo com as normas da vigilância sanitária.
Ainda de acordo com o governo municipal, o montante para execução da obra é de R$ 20 milhões, em parceria com o governo do estado. Não houve informações sobre detalhes da parceria, mas apenas a garantia de que “o dinheiro para a obra já está disponível”.
A prefeitura não respondeu a reportagem sobre a previsão de conclusão da obra.