Escola de Seropédica recebe o projeto ambiental Amigos do Guandu
A Escola Municipal Creuza de Paula Bastos, em Seropédica, começou a receber nesta semana o projeto Amigos do Guandu, que promove uma série de atividades lúdicas voltadas para a educação ambiental. A iniciativa é do Comitê Guandu-RJ, órgão que promove diferentes ações que buscam a melhoria da quantidade e qualidade das águas de 15 municípios fluminenses – dentre eles, Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica.
Na segunda-feira (7), alunos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental do colégio puderam conhecer, por meio de vídeo, a mascote Dudu, uma criatura mágica que representa o espírito do Rio Guandu. De acordo com a proposta do personagem, sua missão é conscientizar as crianças sobre os problemas ambientais do planeta, e que para solucioná-los, é necessário que cada um faça a sua parte.
Ainda na conexão entre educação e diversão, o projeto levou às crianças uma cartilha com diversos conteúdos, como jogos educativos, desenhos para colorir e uma história em quadrinhos.
Já na quinta (10), os alunos visitaram o Manancial (sede da CEDAE), no Centro do Rio de Janeiro, onde assistiram a uma apresentação de fantoches sobre conscientização com o ecossistema, com suas matas e águas.
Na próxima quarta (16), o plano é levar à escola uma peça de teatro sobre um peixe mágico e uma oficina para produção de brinquedos com material reciclável.
PASSADO E PRESENTE
E no ano que vem, esses alunos vão receber o livro “O Rio que Fui”, com depoimentos deles próprios, em textos e desenhos, sobre como o Rio Guandu ou outros mananciais da região eram no passado em comparação ao que são atualmente.
O projeto começou em caráter de teste em Seropédica e Nova Iguaçu – com um total de atendimento a 150 crianças. Mas já há a ideia de levá-lo para outros municípios, como Itaguaí, em 2023. A ação tem apoio da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE), da Prefeitura de Seropédica e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).