Nova agência do INSS em Itaguaí já em pleno funcionamento
SOLENIDADE Depois de oficialmente inaugurada, na manhã de sexta-feira (31), a nova agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) de Itaguaí, localizada na Rua Dr. Monteiro Azevedo, 34, no centro, no prédio anexo ao complexo Beer time, já está em pleno funcionamento.
A inauguração contou com a participação do gerente regional do INSS da Baixada Fluminense, Marcos Fernandes; do superintendente regional substituto, Valério de Almeida; dos gerentes regionais do Rio de Janeiro e da Baixada e de funcionários da repartição. Os vereadores André Amorim (PR), Ivan Charles (PSB) e Willian Cézar (PSB) também marcaram presença no evento.
A solenidade de abertura foi iniciada com a execução do Hino Nacional Brasileiro, tocada pela Banda Show. Em seu discurso, o superintendente regional falou dos desafios de prestar um serviço de qualidade. “Agora temos uma instalação que oferece condições para um bom atendimento. Sei que nós temos alguns obstáculos a vencer, mas hoje demos um grande passo”, declarou ele.
Gerente regional da Agência da Previdência social de Itaguaí, Suzana Ya Mashita agradeceu pelo empenho de todos os funcionários na mudança para a nova sede e ressaltou a importância do serviço para o município “Carregamos em nossas mãos a possibilidade de ajudar o próximo. Lidamos com pessoas fragilizadas pela idade, por doença ou pela dor de ter perdido um ente querido”, lembrou ela, num aceno de que as novas condições de trabalho proporcionadas aos seus colegas de repartição vão refletir também na melhoria do atendimento à população.
Em entrevista ao ATUAL, o gerente regional da Baixada, Marcos Fernandes, demostrou animação com o advento das novas instalações na cidade. “Há 27 anos a população de Itaguaí sofria com atendimento do INSS, e hoje estamos resgatando a dignidade do atendimento das pessoas do município”.
Ainda segundo Fernandes, a nova agência oferecerá todos os serviços, bem como Requerimentos de Aposentadorias por Idade, Tempo de Contribuição Especial, Pensão por Morte, Auxílio-Reclusão, Salário-Maternidade, Certidão de Tempo de Contribuição e Perícias Médicas. “Antes alguns serviços não eram possíveis devido à precariedade da repartição”. De acordo com o gerente regional, a inauguração da nova agência vai dar condição de aumentar o número de atendimentos. “Nas antigas instalações, cerca de 280 pessoas eram atendidas diariamente, agora pretendemos alcançar, em média, 580 atendimentos”, estimou.
Novas instalações comemoradas
A nova unidade ganhou um sistema informatizado que promete acelerar o atendimento. O espaço também foi pensado de modo a garantir melhor acessibilidade a pessoas com necessidades especiais, como banheiros para deficientes e cadeira de rodas. Também serão substituídos arquivos em papel por conteúdos digitais.
A agência conta ainda com um sistema de câmeras de segurança e climatização. Na entrada da unidade imagens representavam o antes e o depois da agência. Emocionada, uma funcionária não conteve as lágrimas ao conhecer as novas instalações. “Foram anos de sentimento de esquecimento e abandono. Achei que esse dia nunca fosse chegar” disse ela.
Na avaliação do gerente regional da Baixada, Marcos Fernandes, a nova unidade é uma das mais bonitas já inauguradas.
Lembranças de um tempo que ficou para trás
As instalações antigas eram alvos de constantes reclamações por parte dos usuários que procuravam atendimento. A unidade encontrava-se em precário estado de conservação, com infiltrações e mofo. Funcionários também relataram dificuldades para trabalhar em um ambiente em más condições
Os vereadores presentes à cerimônia também lembraram do passado recente, quando a agência, até a semana passada, funcionava na Rua Maria Soares da Silva, no Centro. Ivan Charles acredita na melhora da qualidade da vida usuários e dos funcionários com a chegada da nova sede. “É um absurdo, em pleno século 21, um prédio do INSS não ter acessibilidade nenhuma. As novas instalações vêm para beneficiar os idosos, principalmente pela questão do acesso”, comemorou.
André Amorim também criticou a antiga unidade. “A primeira coisa com que você se deparava quando chegava à antiga agência, era uma escada gigantesca. Um prédio velho, que não atendia as necessidades da população. As pessoas que tinham dificuldade de locomoção ficavam limitadas até no próprio atendimento”, recordou.
VINICIO DA MATTA
vinicio.damatta@jornalatual.com.br