VÍDEO – Mangaratiba: moradores fazem protesto contra invasores que insistem em ocupação no Sahy

Foi no dia 11 de julho: a Justiça confirmou a reintegração de posse da sede do Parque Estadual Cunhambebe, no Sahy, em Mangaratiba. Não cabe mais recursos. A prefeitura, portanto, conseguiu remover indígenas que reivindicavam o Parque inteiro e que ali fizeram, desde 12 de maio, uma ocupação. A Fundação Nacional do Índio (Funai) não reconheceu a legitimidade do grupo invasor. Foram alguns dias de tensão, com moradores do Sahy incomodados e intimidados com a presença de pessoas que portam arco e flecha e facões. Mas engana-se quem acha que a desocupação foi o fim da história. O grupo apenas saiu das dependências do Parque e montou acampamento – cerca de 100 pessoas – ao lado da sede, na Estrada da Cachoeira (que dá acesso à Cachoeira do Sahy) e na Rio-Santos.

Saíram do Parque, mas acamparam do lado: grupo de 100 pessoas ocupam Estrada da Cachoeira no Sahy e usam mata e rio para fazer necessidades e lavar roupa, panelas e utensílios (Foto do Leitor)

Por causa deles, moradores, comerciantes, agricultores e demais cidadãos de Mangaratiba fizeram um protesto na manhã deste sábado (23), a fim de chamar a atenção da imprensa e das autoridades para a necessidade de, mais uma vez, removê-los do bairro.

Publicidade

Um dos moradores do bairro Sahy contou ao ATUAL que, depois da desocupação da sede do Parque Cunhambebe, o grupo de indígenas, restrito a cerca de 20 integrantes, começou no dia seguinte (12 de julho) a montar acampamento na Estrada da Cachoeira. Quatro dias depois, o grupo aumentou para cerca de 100 pessoas, dentre elas várias crianças.

Ainda segundo esse morador, o Conselho Tutelar do município esteve no local, mas pouco conseguiu fazer, porque – sempre de acordo com o relato – “os índios são muito agressivos e andam exibindo armas brancas”.

MORADORES AFLITOS

Ainda de acordo com o depoimento ao ATUAL, os moradores de condomínios nas imediações estão com medo e se sentem aflitos. O Rio Sahy tem sido utilizado pelo grupo para lavagem de roupas, panelas e utensílios e como banheiro público, o que é infração à lei ambiental.

A invasão dos índios e demais pessoas ocorre em um local que abriga vários condomínios, como o Águas Claras, Costa do Sahy e Reserva do Sahy. Também nas imediações fica um sub-bairro conhecido como Vale do Rio Sahy.

Foram moradores destes locais que se mobilizaram para a manifestação deste sábado, devidamente registrada junto à Polícia Rodoviária Federal e demais instituições. A reunião de pessoas com cartazes que gritavam palavras de ordem e seguiam um carro de som (custeado mediante rateio), chamou a atenção dos motoristas que passavam pela Rio-Santos. Um dos manifestantes disse à reportagem que o movimento é apartidário e nada tem a ver com as eleições. A intenção deles, garantiu, também é fazer com que as autoridades tomem providências. E prometem: caso isso não aconteça, as manifestações serão semanais.

SAIBA MAIS SOBRE O CASO:

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Polícia Militar remove barricadas em comunidades de Itaguaí

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro realizou, nesta terça-feira (14), uma operação…

9 horas ago

O Evangelho e a política como temas

O convidado do Podcast Atual da terça-feira (13) foi Evandro Lourenço, popularmente conhecido como O…

11 horas ago

UFRRJ abre seleção para professor substituto no campus Seropédica

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está com inscrições abertas para cinco…

11 horas ago

Mangaratiba inicia programa para fortalecer educação básica

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início ao Programa…

13 horas ago

Operação Virada Ambiental remove construções irregulares em Itacuruçá

Em mais uma etapa da Operação Virada Ambiental, a Prefeitura de Mangaratiba intensificou o combate…

14 horas ago

4 cortes desfiados que dão leveza aos fios grossos e pesados

Veja 4 cortes desfiados perfeitos para quem tem cabelo grosso e quer mais leveza e…

20 horas ago