O Porto Sudeste esteve na Escola Municipal Argentina Coutinho, no bairro Brisamar, em Itaguaí, onde cerca de 20 funcionários do terminal ajudaram no plantio de mudas e hortaliças. A ação, ocorrida na quinta-feira (9), fez parte de uma série de atividades de conscientização da Semana Mundial do Meio Ambiente, e marcou o início da nova etapa do projeto Horta Escola.
Coordenadora de Responsabilidade Social do Porto Sudeste, Carla Matos foi umas das que colocaram a mão na massa, ou melhor, na terra. “A proposta é proporcionar mais uma ferramenta transdisciplinar à escola. Ou seja, estamos oferendo algo muito além das disciplinas, mas que se completam. O projeto faz parte do programa de educação ambiental do Porto Sudeste. Ele visa montar uma rede de multiplicadores e, sobretudo, juntar a comunidade e a empresa. Hoje, tivemos a participação dos nossos colaboradores. Eles fazem parte da nossa rede interna de voluntários e uma grande parte é formada por moradores da região”.
Na lista da nova horta, instalada nos fundos da unidade, manjericão, coentro e cebolinha, entre outras mudas. Vale frisar que toda a colheita será aproveitada na merenda dos próprios alunos. Eles também podem levar as mudas para casa e replantar. A ideia é multiplicar conhecimento e, com isso, ampliar o cultivo, seja na escola ou na residência.
Representante da Secretaria Municipal de Educação de Itaguaí, Gabriela Borges avaliou a iniciativa como positiva. “Estamos muito felizes de ver o envolvimento das crianças e dos adultos com a educação ambiental. É extremamente importante que eles, em especial os pequenos, tenham a consciência sobre os cuidados que devemos ter com a natureza. Parabéns a todos que fizeram o projeto acontecer”, disse.
Além do plantio de mudas, o Porto Sudeste também promoveu ações internas para ampliar a conscientização dos colaboradores em relação ao meio ambiente, como a exposição sobre resíduos sólidos, que evidenciou ainda mais a necessidade do descarte correto. Debates, palestras e workshops sobre consumo consciente, impactos ambientais, preservação do nosso ecossistema, problemas climáticos, a importância de se manter uma alimentação saudável e, claro, os motivos pelos quais devemos proteger a natureza, foram alguns dos temas propostos.
Aprenda a cultivar a sempre-viva com sol, solo e cuidados simples. Flores que duram anos…
A jovem atleta Emilly Freitas Feijó, de apenas 11 anos, é um dos grandes destaques…
Com a previsão de chuvas intensas nas próximas horas e ao longo dos próximos dias,…
Descubra como manter margaridas florindo o ano inteiro com cuidados simples de solo, luz, poda…
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) abriu inscrições para…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…
This website uses cookies.