A inauguração do mini complexo contou com a presença do arqueólogo Divino de Oliveira e de profissionais do PAASJM (FOTOS GABRIELE ROCHA/DIVULGAÇÃO/PAASJM)
O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos (PAASJM), espaço educativo e cultural da Light, inaugurou, no início deste mês, um novo atrativo. A ideia é auxiliar no aprendizado sobre arqueologia, a ciência que estuda os vestígios materiais da presença humana no passado. O Espaço Arqueologia Divino de Oliveira desperta a curiosidade dos mais novos, transformando os participantes em detetives do tempo e da história.
Foram montadas duas ferramentas pedagógicas: a primeira simula um sítio arqueológico onde são enterradas réplicas de artefatos de São João Marcos. Nela, os alunos, com o auxílio de ferramentas como pás e pincéis, escavam esses itens. Dessa forma, examinam e identificam os achados, aprendendo sobre o contexto histórico e cultural associado a eles. A segunda é um terrário que ilustra a estratigrafia, a disposição e a sobreposição das camadas da terra.
As atividades têm o objetivo de estimular as crianças a refletirem e compreenderem como adquirimos conhecimento a partir de vestígios materiais. Beatriz Velloso, arqueóloga do PAASJM, destaca como trabalha a proposta no dia a dia. “Minha intenção é que passem a enxergar cada pedra, telha e tijolo que encontramos no passeio como fontes de informação para contar a história de São João Marcos. Acredito que quanto mais lúdica e interativa for uma atividade educativa, mais fácil para as crianças entenderem a importância de preservar o nosso patrimônio”, finaliza.
O mini complexo ganhou o nome de Divino de Oliveira em homenagem ao arqueólogo que trabalhou no sítio arqueológico de São João Marcos. Ele atuou ali desde os estudos iniciais e colaborou muito com orientações e consultorias em vários momentos do projeto nesses 14 anos de atividades. O profissional esteve presente durante a cerimônia de inauguração e ficou muito emocionado com a surpresa.
As novidades do PAASJM já dão o que falar entre as escolas que fizeram uma visita ao local. Ana Vitória, de 9 anos, uma das 80 crianças que já vivenciaram a atividade desde a inauguração da atração, achou o novo espaço muito bom. “Foi legal. A gente cavou e encontrou coisas antigas que falam sobre aquelas pessoas que moravam lá”, resumiu a aluna da Escola Municipalizada de Lídice (Rio Claro).
Inaugurado em 2011, o PAASJM é um espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro. Ele é mantido com o patrocínio da empresa, do Governo do Estado do Rio, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Isso por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Ele conta com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica. O Instituto Cultural Cidade Viva é o parceiro na gestão-executiva do projeto.
Leia também: UFRRJ promove implantação do Parque Ecotecnológico
A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoverá no próximo dia…
A bola vai voltar a rolar em Mangaratiba! Após anos sem edições, o Campeonato Municipal…
A juventude de Mangaratiba ganhou voz e protagonismo no último sábado (17) com a realização…
O Disque Denúncia (2253-1177) divulgou, no sábado (17), um cartaz com o título “Quem Matou?”,…
No último sábado, 17 de maio, o clássico do cinema nacional "Limite", dirigido por Mário…
Aprenda truques simples para perfumar a sala e criar o efeito de ambiente climatizado, fresco…
This website uses cookies.