Operação apreende cinco toneladas de peixes em Mangaratiba

A Guarda Municipal de Mangaratiba (GMM), por meio do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), apreendeu na quarta-feira (14), cerca de cinco toneladas de peixe durante uma operação de combate a pesca ilegal no município. A GMM informou que onze tripulantes, sendo um menor de idade, e o condutor da embarcação foram flagrados quando realizavam pesca com redes de arrasto dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Boto Cinza. De acordo com a Lei Federal 9.695/98 e a Lei Municipal 1.209/19, a pesca com rede de arrasto dentro de APAs configura crime ambiental.

Segundo a GMM, os agentes do GPA chegaram até a embarcação após receberem uma denúncia. A ação contou com apoio da Polícia Militar, de policiais civis da 165ª DP (Mangaratiba) e das secretarias de Ordem Pública e Meio Ambiente. Ainda segundo a GMM, o menor apreendido e os demais tripulantes da embarcação foram conduzidos até a delegacia. Eles vão responder por crime ambiental, previsto no artigo 34 da Lei n⁰9.605/98, que dispõe sobre a proibição da pesca nociva ao meio ambiente, com pena prevista de reclusão de 1 a 5 anos.

Publicidade
Pescado apreendido foi doado para moradores da Rua da Palha, Axixá, Vila Benedita e Pomar da Casa Branca

O secretário de Segurança e Trânsito de Mangaratiba, Bruno Soares, destacou a importância de coibir pescas predatórias no município. “Além de estarem em local de proteção ambiental, os tripulantes utilizavam redes de arrasto, o que é proibido por lei nestas áreas, visando a preservação das espécies. Contamos com a ajuda da população para denunciar crimes como este e nos ajudar a preservar a nossa fauna e flora”, afirmou o secretário.

A Prefeitura de Mangaratiba informou que todo o pescado apreendido na operação foi doado para o Instituto José Miguel, que fez a distribuição para moradores da Rua da Palha, Axixá, Vila Benedita e Pomar da Casa Branca.

Para denúncias de crimes ambientais disque 153 (Guarda Municipal) ou mande através do WhatsApp da Linha Verde (Secretaria de Meio Ambiente) – (21) 99678-0319.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Polícia Militar faz apreensão de armas, munições e drogas em Itaguaí

Em uma série de operações realizadas nesta quarta-feira (7), a Polícia Militar do Rio de…

12 horas ago

Santa Cruz sedia Semana da Simbiose Industrial

A Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (AEDIN) lança a Semana da Simbiose para…

12 horas ago

Itaguaí abre vagas temporárias na rede municipal de ensino

A Prefeitura de Itaguaí anuncia a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nos…

16 horas ago

Mangaratiba promove Dia da Beleza para as mães nesta sexta-feira (9)

Em comemoração ao Dia das Mães, a Prefeitura de Mangaratiba realizará nesta sexta-feira (9) o…

17 horas ago

Aulão de karatê gratuito celebra o Dia das Mães em Itaguaí

Para comemorar o Dia das Mães, a equipe do professor Evandro Pacheco promove um aulão…

17 horas ago

Camélia: 4 cuidados na poda para garantir florada intensa no inverno

Saiba como podar a camélia corretamente e garantir uma florada intensa e saudável no inverno.…

19 horas ago

This website uses cookies.