Justiça ordena inspeção no Parque Cunhambebe para coibir degradação ambiental

A complexa situação dos indígenas no Parque Cunhambebe, em Mangaratiba, acaba de ganhar mais um capítulo. O juiz Richard Robert Faircloug, da Vara Única do Fórum da cidade, ordenou a paralisação imediata das atividades que o grupo ali vem executando. De acordo com a Prefeitura de Mangaratiba, e também de acordo com postagem na página pessoal do prefeito Alan Campos (Alan Bombeiro, PP), o grupo que lá se instalou no último dia 13 de maio tem desmatado e construído no local.

Fairclough ordenou também que um Oficial de Justiça realize uma visita técnica na área ocupada para certificar os impactos e dimensão da invasão. Após a análise do Oficial, a Justiça decidirá sobre a determinação de desocupação e reintegração de terras reivindicada pela prefeitura.

Publicidade

O Magistrado ressaltou que a ocupação é ilegítima, porque não há demarcação de terras indígenas em Mangaratiba. Ele também considerou que a área do Parque é uma reserva ambiental e citou o posicionamento da Fundação Nacional do Índio (Funai), que não reconheceu o movimento como indígena. A Funai declarou publicamente que não tem ingerência sobre o grupo, pois não o reconhece como vulnerável. Ainda segundo a entidade, o grupo que está em Mangaratiba tem origem na Bahia.

A área do Parque Estadual Cunhambebe atravessa três municípios, e em Mangaratiba pertence à municipalidade. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) é responsável pela administração e manutenção de atividades educacionais e de pesquisa.

Ainda em maio, no dia 29, a Prefeitura de Mangaratiba decidiu reivindicar o Parque na Justiça, depois de tentativas frustradas de acionar, além da Funai, o governo do estado e a União, dentre outros entes da sociedade civil.

A tensão no bairro Sahy, onde fica a sede do Parque invadida pelo grupo que se intitula indígena e que reivindica o território do Parque, já foi maior, mas pode voltar a se intensificar, principalmente se houver uma decisão de remoção do grupo e resistência.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Prefeito de Mangaratiba se reúne com representantes da CCR RioSP

O prefeito de Mangaratiba, Luiz Claudio Ribeiro, participou na última quarta-feira (30/04) de uma reunião…

9 horas ago

PM apreende arma e drogas durante patrulhamento em Itaguaí

Na noite de quinta-feira (1º), a Polícia Militar apreendeu uma arma de fogo e frascos…

10 horas ago

Mangaratiba inicia operação “Virada Ambiental” e vai ampliar a fiscalização

A Prefeitura de Mangaratiba deu início, nesta terça-feira (30), à operação de fiscalização "Virada Ambiental",…

12 horas ago

O que fazer se a gaveta de talheres estiver com cheiro ruim

Elimine o cheiro ruim da gaveta de talheres com dicas caseiras simples e eficazes. Passo…

13 horas ago

Corrida do Trabalhador reúne mais de 400 atletas em Mangaratiba

Mangaratiba foi palco, nesta quinta-feira (1º), de um grande evento esportivo em celebração ao Dia…

13 horas ago

Inscrições para programa do Sebrae Rio terminam na segunda-feira (05)

O Sebrae Rio, juntamente com a Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura…

1 dia ago

This website uses cookies.