Itaguaí e Seropédica entre as cidades priorizadas para receber vacina contra dengue pelo SUS
Diante do retorno dos casos de infecção através do Aedes aegypti em diversas cidades do país, e, também, da baixa quantidade de doses disponíveis, o Ministério da Saúde (MS) divulgou a lista de cidades que vão receber prioritariamente a vacina contra a dengue. Ao todo, foram incluídos cerca de 500 municípios em 16 estados, incluindo Itaguaí e Seropédica, nos quais a imunização vai começar em fevereiro.
O Brasil é o primeiro país no mundo a oferecer o imunizante Qdenga (TAK-003) na rede pública, mas enfrenta o desafio de ter que selecionar inicialmente um público alvo, pois o MS vai receber pouco mais de 6 milhões de doses, das quais 5,2 milhões foram compradas do laboratório japonês Takeda Pharma, enquanto 1,3 milhão foram doadas. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano.
O Qdenga é um imunizante contra a dengue que contém vírus vivos atenuados da doença. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Com o início de sua distribuição no país o imunizante do laboratório Takeda Pharma passa a integrar também o Programa Nacional de Imunizações (PNI), que reúne as vacinas aplicadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.
DUAS DOSES A PARTIR DE FEVEREIRO
Segundo o MS, a vacinação com a Qdenga está prevista para começar em fevereiro, mas não será em larga escala, com a oferta de apenas 6,2 milhões de doses ao longo de 2024. Como o imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações, cerca 3,1 milhões de pessoas poderão ser imunizadas. Essas doses serão destinadas a público e regiões prioritárias, segundo o MS, pois o volume de produção não está em acordo com a demanda.
O MS explicou ainda que as aplicações serão distribuídas ao longo do ano, de acordo com o calendário de entrega das doses pela fabricante, que deve ser a seguinte: 460 mil doses em fevereiro, 470 mil em março, 1.650 milhão em maio e agosto, 431 mil em setembro, e 421 mil em novembro. Vão receber a vacina pessoas de 10 a 14 anos em cidades com mais de 100 mil habitantes e com alto volume de casos de dengue tipo 2. Além disso, os municípios vizinhos também vão receber o imunizante.
CRITÉRIOS DE PRIORIZAÇÃO
O MS definiu como prioridade a vacinação de pessoas de 10 a 14 anos por estarem entre o público com maior número de internações pela doença. Foram incluídos as cidades de grande porte (aquelas com mais de 100 mil habitantes) e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2. Além disso, as cidades próximas a esses locais também foram incluídas no que o governo chama de regiões de saúde, caso em que se inclui o trilátero envolvendo as cidades de Itaguaí, Rio de Janeiro e Seropédica. Com isso, vão receber a vacina 521 cidades contempladas que incluem 16 estados e o Distrito Federal, número que representa pouco mais de 10% do total de municípios no país (5.570).
CIDADES DO RJ CONTEMPLADAS COM A VACINA
Belford Roxo
Duque de Caxias
Itaguaí
Japeri
Magé
Mesquita
Nilópolis
Nova Iguaçu
Queimados
Rio de Janeiro
São João de Meriti
Seropédica