Prefeito Alan Bombeiro, e o secretário de Obras, Márcio Gomes, durante a visita técnica de equipes do Iphan (FOTOS DIVULGAÇÃO/PMM)
Em um esforço conjunto para unir preservação histórica e aprimoramento da infraestrutura, o prefeito de Mangaratiba, Alan Bombeiro, em conjunto com a presidente da Fundação Mário Peixoto (FMP), Cecília Cabral, e o secretário de Obras do município, Márcio Gomes, receberam com entusiasmo uma equipe técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em um evento marcante nesta quarta-feira (30). O foco do encontro foi a exploração da estratégia de empreender a pavimentação em três trechos históricos da RJ-149, notadamente na subida em direção ao quinto distrito, um local repleto de riqueza histórica.
A análise técnica ocorreu após um pedido formal da prefeitura ao Iphan, buscando a autorização necessária para implementação de melhorias de pavimentação nos seguintes pontos marcantes: Mirante Imperial, Bebedouro da Barreira e Cachoeira dos Escravos. Esses três tesouros históricos são considerados patrimônios tombados, uma janela para o passado que enriquece a herança cultural da região. Curiosamente, esses trechos específicos da extensa RJ-149 permanecem como os únicos desprovidos de pavimentação, ou que os tornam alvos de atenção especial.
A equipe do Iphan, reconhecida por sua expertise em preservação histórica, análises minuciosas dos três pontos mencionados. O principal objetivo é avaliar a possibilidade de atender ao pedido da prefeitura, uma iniciativa voltada para o aprimoramento das condições de acessibilidade que conduzem à icônica Serra do Piloto.
PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS
Além de visitarem os trechos da RJ-149, acompanhada da presidente da FMP, Cecília Cabral, a equipe do IPHAN também esteve na Igreja da Matriz, no Cruzeiro de Pedra, e na Casa do Pomar. O objetivo foi verificar as melhorias implantadas e buscar orientações para aprimorar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela FMP na gestão destes locais históricos.
A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoverá no próximo dia…
A bola vai voltar a rolar em Mangaratiba! Após anos sem edições, o Campeonato Municipal…
A juventude de Mangaratiba ganhou voz e protagonismo no último sábado (17) com a realização…
O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos (PAASJM), espaço educativo e cultural da…
O Disque Denúncia (2253-1177) divulgou, no sábado (17), um cartaz com o título “Quem Matou?”,…
No último sábado, 17 de maio, o clássico do cinema nacional "Limite", dirigido por Mário…
This website uses cookies.