Comitê Guandu inicia Planos municipais para investimentos em meio ambiente

O Comitê Guandu iniciou no final de setembro a elaboração dos Planos Municipais para Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) de 12 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio da Guarda. Itaguaí, Seropédica e Mangaratiba fazem parte do projeto, que pretende aumentar a arrecadação das prefeituras por meio do ICMS Ecológico e fundos de restauração da Mata Atlântica.

De acordo com a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), os valores totais, repassados aos municípios via ICMS Ecológico, correspondem a 2,5% do total de ICMS arrecadado pelo Estado. Ainda segundo a associação, o objetivo é recompensar os municípios que investiram em prol do meio ambiente, uma vez que todos os vizinhos compartilham do benefício.

Publicidade

Os municípios não arcarão com qualquer custo ou contrapartidas, e o investimento de R$ 2,4 milhões será totalmente pago pelo Comitê Guandu-RJ e operacionalizado via Agevap (mobilização, técnicos, contratação, etc). Os representantes das prefeituras participam de grupos de trabalho que vão acompanhar e dar informações necessárias para a elaboração dos planos.

PLANEJAMENTO

A Lei Federal nº 11.428, de dezembro de 2006, conhecida como Lei da Mata Atlântica, instituiu os PMMA e determinou que somente os municípios que os aprovarem em seus Conselhos Municipais de Meio Ambiente terão acesso aos recursos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica. A mesma Lei também criou o Fundo, que se destina ao financiamento de projetos de conservação dos remanescentes de vegetação nativa, restauração ambiental e de pesquisa científica.

O plano de trabalho prevê a elaboração dos diagnósticos, dos planos de ação, a estruturação para a implementação dos PMMA e a consolidação de um Plano Diretor Florestal da Região Hidrográfica. O cronograma para o projeto é de 26 meses e vai envolver grupos de trabalho municipais, além de equipe técnica da Agevap e do consórcio STCP/Mater Natura.

No dia 23 de setembro, o Comitê Guandu, a Agevap e representantes das prefeituras e do consórcio contratado fizeram uma reunião que marcou o início dos trabalhos. O Comitê irá elaborar Planos Municipais de Conservação para os municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Seropédica, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Mendes, Paracambi, Piraí, Queimados, Rio Claro e Vassouras.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Cedae abre inscrições para 50 vagas de jovem aprendiz

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) abriu inscrições para…

11 horas ago

Muriqui ganha Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…

11 horas ago

PRF recupera dois veículos roubados e adulterados em Itaguaí

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos adulterados na noite de quarta-feira (2) durante…

14 horas ago

Tudo sobre a flor-do-campo e seu charme rústico na decoração

A flor-do-campo, também conhecida como flor silvestre, é uma daquelas preciosidades da natureza que carregam…

15 horas ago

Mangaratiba e Itaguaí unem forças para preservação marítima

As prefeituras de Mangaratiba e Itaguaí oficializaram uma parceria estratégica para reforçar a fiscalização ambiental…

15 horas ago

Mangaratiba lança projeto para mapear povos originários

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…

1 dia ago

This website uses cookies.