O Humaitá é um submarino Scorpéne, modelo fabricado na França que usa propulsão diesel-elétrica (Reprodução/Imagens de Sargento Cássio)
Foi ao mar para um teste de navegação, no último fim de semana, o submarino Humaitá (S-41), o segundo do Prosub, acordo assinado em 2008 entre os governos de Brasil e França para renovação da frota nacional. A estatal Nuclebrás, especializada na área de caldeiraria pesada, usou suas redes sociais para exibir imagens da embarcação na água durante a atividade da Ufem (Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas), um braço da Marinha do Brasil – confira o vídeo no fim da página.
A Nuclebrás também informou que o teste faz parte do processo que antecede a entrega do submarino à Marinha. Segundo o cronograma da Força Armada, porém, este repasse deveria ter ocorrido em 2020, mas segue sem uma data definida.
Para 2022, na verdade, estava prevista a conclusão do Angostura (S-43), o quarto submarino da frota. O terceiro, o Tonelero (S-42), ficaria para 2021. Já o Riachuelo (S-40), a primeira fabricação do Prosub, foi entregue há pouco mais de três meses, com atraso de quatro anos.
Os quatro submarinos são da classe Scorpéne, de propulsão diesel-elétrica. Este tipo é uma fabricação da estatal francesa DCNS, que a exporta para outros países, como Chile, Índia e Malásia, além do Brasil.
Saiba como evitar mofo debaixo da pia com um truque simples e eficaz para proteger…
Foi realizada nesta sexta-feira (25) a primeira reunião de 2025 do grupo de trabalho coordenado…
O feriado foi de superação para os 38 atletas da assessoria esportiva Valverde Corridas. O…
Com o compromisso de oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado, a Prefeitura…
A cidade de Itaguaí se prepara para a grande final da Copa Verão Sub-17, que…
O Projeto Urbano de Dança de Itaguaí, conhecido como UBD Company, vai marcar presença em…
This website uses cookies.