Vereadores batem boca durante a sessão da Câmara de Itaguaí

Discussão de Carlos Kifer com Willian Cezar inflama ânimos dos servidores que lotaram o plenário reivindicando a revogação de dispositivos das leis que congelaram seus benefícios

Mais uma vez a sessão da Câmara Municipal de Itaguaí foi palco de um grande bate boca, dessa vez envolvendo os vereadores Carlos Kifer (PP) e Willian Cezar (PSB). O clima antes da sessão da terça-feira (4) começar já era de inconformismo por parte do público, a maioria formado por servidores e representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), núcleo de Itaguaí, que lotou o plenário na expectativa de que seria votada a revogação dos dispositivos da Lei 3.606 e 3.607, de autoria dos vereadores Willian Cezar e André Amorim. Essas leis foram as que congelaram os direitos dos servidores. Contudo, a votação não aconteceu, uma vez que o vereador Carlos Kifer havia pedido vista da matéria, que, assim, não entrou na pauta do dia.

A confusão começou quando o vereador Willian Cezar usou a tribuna para questionar a presidência da mesa diretora sobre a não inclusão da matéria que atenderia aos servidores municipais. O presidente CMI, Rubem Vieira (Podemos), explicou que a matéria entraria na pauta do dia, porém, na segunda-feira (3), a Comissão de Finanças, onde a matéria estava, recebeu um ofício do vereador Carlos Kifer solicitando vista da matéria. Após essa explicação do presidente, alguns servidores na assistência ficaram indignados. “A matéria ficou um mês na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e foi para Comissão Finanças, Orçamentos, Controle e Prestação de Contas no dia 8 maio e, agora, usaram um artifício para matéria não entrar em votação”, enfureceu-se Willian Cezar.

Publicidade

O presidente explicou que o pedido de vista é contemplado pelo Regimento Interno da CMI e que o vereador tem direito à vista. Em seguida o vereador Carlos Kifer usou a tribuna para dizer que pediu vista da matéria após se reunir com os colegas da base governista. “Não há entendimento hoje da bancada do governo com os vereadores da oposição em relação a esta matéria. Se esta matéria entrar em votação hoje, vocês perderiam”, declarou o parlamentar, ressaltando que poderia buscar o diálogo.

Já o vereador Genildo Gandra (PDT) lembrou que a matéria não estava em pauta devido ao pedido de vista do colega Carlos Kifer, e que, seguindo o Regimento Interno, não poderia ser colocada em votação. Após todo esse embate, o vereador Carlos Kifer retirou o pedido de vista e solicitou que a matéria fosse colocada na pauta do dia para ser votada.

O presidente Rubem Vieira informou que a matéria não se encontrava na pauta do dia para ser votada por estar na Comissão de Finanças. “Por a matéria não estar na pauta do dia, mesmo sendo retirada a vista, ela não está em votação. Ao pedir a retirada da vista pelo vereador Carlos Kifer, a matéria ficará com o relator que dará o parecer. Caso ele não dê o parecer na próxima sessão ou se ninguém pedir vista, e por ter encerrado o prazo, esta presidência incluirá na pauta sem o parecer”, explicou o presidente, dando fim a uma discussão que se estendeu por mais de uma hora.

SERVIDORES LOTARAM o plenário da CMI para acompanhar a revogação da matéria que congelou seus benefícios
Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Como montar um cronograma capilar para fios com química

Descubra como montar um cronograma capilar para cabelos com química e recuperar a saúde dos…

5 horas ago

Mangaratiba lança mutirão de vasectomia para zerar fila de espera

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar em junho…

22 horas ago

Mangaratiba promove ação educativa nas escolas pelo Maio Amarelo

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, iniciou nesta semana…

1 dia ago

Roupas encardidas? Esse truque com bicarbonato clareia sem alvejante

Aprenda a clarear roupas encardidas usando bicarbonato de forma segura, eficiente e sem água sanitária.…

1 dia ago

Encontro para integração portuária e descarbonização no Rio de Janeiro abre inscrições

A secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) está com inscrições abertas…

2 dias ago

Mangaratiba sedia escuta pública da Política Nacional Lei Aldir Blanc

Na manhã desta quarta-feira (21), Mangaratiba foi palco de uma importante escuta pública da Política…

2 dias ago

This website uses cookies.