DESTAQUE

Universidade Rural faz Consulta Pública para o cargo de Reitor

Duas chapas vão concorrer no segundo turno, que acontece nos dias 10 e 11 de dezembro

A Universidade Rural está em clima de eleição. Uma Consulta Pública, organizada pela Associação de Docentes (Adur), pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintur), Diretório Central dos Estudantes e pela Associação de Pós-graduandos (APG), aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro para a escolha do Reitor e do Vice-reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O processo acontece a cada quatro anos.

A Consulta Pública é uma etapa da escolha do Reitor e do vice. O resultado da Consulta é encaminhado ao Conselho Universitário que, por meio de edital, elege e elabora uma lista tríplice (com três nomes) de acordo com a manifestação da comunidade acadêmica.

Publicidade

A Consulta, portanto, é ao mesmo tempo uma tradição e parte de um processo democrático. É uma maneira de alunos, professores e funcionários participarem da escolha. Na Rural, ela acontece de forma virtual, por meio de uma plataforma chamada SIG Eleição.

Leia mais: Comitiva da UFRRJ participa de evento do G20 sobre alterações climáticas

O presidente da República tem como missão escolher um dos três nomes da lista tríplice para ser o Reitor, encaminhada pelo Conselho Superior, e o primeiro colocado reflete a vontade da maioria. Reza a tradição que, em respeito à vontade da comunidade acadêmica, o primeiro colocado é o escolhido para o cargo de Reitor.

Mas em 2021 isso não aconteceu. O presidente Jair Bolsonaro decidiu nomear o terceiro colocado. Esse desrespeito à preferência da comunidade acadêmica gerou revolta contra o presidente na ocasião.

O atual Reitor, candidato novamente da chapa 5 – “Rural em Movimento” (vice: César Augusto da Ros), encabeça uma das duas chapas que vão a segundo turno na disputa, nos próximos dias 10 e 11 de dezembro.

A outra, a chapa 1 – “Todas as Vozes” (vice: Solange Brandolini), tem como candidato a Reitor Daniel Ribeiro de Oliveira.

A apuração está disponível no link disponível no seguinte link:

Números da Consulta

A Consulta da Universidade Rural contou com a participação de 5.288 discentes, 1.083 docentes e 903 técnicos-administrativos.

A chapa 5 – “Rural em Movimento”, recebeu 295 votos de docentes, 1.077 votos de discentes, e 440 votos de técnicos-administrativos, 18,63% do total ponderado.

A chapa 1 – “Todas as Vozes”, recebeu 265 votos de docentes, 1.047 votos de discentes, e 220 votos de técnicos-administrativos, 12,95% do total ponderado.

Na sequência, a chapa 3 – “Voa Rural”, recebeu 203 votos de docentes, 1.513 votos de discentes, e 102 votos de técnicos-administrativos, 9,42 % do total ponderado.

A chapa 2 – “Universidade Viva”, recebeu 196 votos de docentes, 1212 votos de discentes, e 80 votos de técnicos-administrativos, 8,34% do total ponderado.

A Chapa 4 – “Mobilização”, recebeu 100 votos de docentes, 414 votos de discentes, e 56 votos de técnicos-administrativos, 4,31% do total ponderado.

A consulta também contou com 9 votos brancos de docentes, 20 votos brancos de discentes e 1 voto branco de técnico-administrativo. Também foram 15 votos nulos de docentes, 5 votos nulos de discentes e 4 votos nulos de técnico-administrativo.

Sobre a Universidade Rural

Segundo dados da Wikipedia, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) é uma universidade federal brasileira que fica Seropédica, no km 7 da BR-465. A sede da instituição possui o maior campus da América Latina, com aproximadamente 3.024 hectares e um conjunto arquitetônico de 131.346 metros quadrados de área construída. Historicamente, é conhecida como Universidade Rural do Brasil, por ter estabelecido as bases do ensino agropecuário no país. A UFRRJ é uma universidade multicampi e conta com mais de 40 cursos de graduação, mais de 35 cursos de pós-graduação e quatro cursos técnicos no Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR).

* Com informações da assessoria de imprensa da Comissão de Consulta Pública da UFRRJ.

Jupy Junior

Jupy Junior é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) com Mestrado em Comunicação pela mesma instituição. Atuou em diversas empresas jornalísticas e como assessor de imprensa. Recebeu o título de cidadão itaguaiense, concedido pela Câmara Municipal de Itaguaí, em 2012. Lecionou em cursos de graduação em Comunicação Social nas Universidade Estácio de Sá (UNESA) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi subsecretário de Comunicação Social e Eventos na Prefeitura Municipal de Mangaratiba em 2016. Atuou como Editor Executivo do Jornal Atual entre 2012 e 2015 e é Diretor de Jornalismo do Jornal Atual desde 2021.

Recent Posts

NUCLEP premiada no Prêmio Líderes da Energia 2025

A NUCLEP - Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. foi destaque do setor nuclear brasileiro no Prêmio Líderes da Energia…

14 horas ago

Como montar um cronograma capilar para fios com química

Descubra como montar um cronograma capilar para cabelos com química e recuperar a saúde dos…

21 horas ago

Mangaratiba lança mutirão de vasectomia para zerar fila de espera

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar em junho…

2 dias ago

Mangaratiba promove ação educativa nas escolas pelo Maio Amarelo

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, iniciou nesta semana…

2 dias ago

Roupas encardidas? Esse truque com bicarbonato clareia sem alvejante

Aprenda a clarear roupas encardidas usando bicarbonato de forma segura, eficiente e sem água sanitária.…

2 dias ago

Encontro para integração portuária e descarbonização no Rio de Janeiro abre inscrições

A secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) está com inscrições abertas…

2 dias ago

This website uses cookies.