Categories: Geral

Um Dia do Marinheiro especial no Complexo Naval de Itaguaí

VISITA PRESIDENCIAL A Marinha do Brasil antecipou para essa sexta-feira (11) as comemorações do Dia do Marinheiro (13), com uma série de eventos no Complexo Naval de Itaguaí, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). O presidente da República, Jair Bolsonaro, comandou as cerimônias, das quais participaram diversas autoridades civis e militares, do Brasil, da França e dos Estados Unidos, dentre outras nações.

O principal momento da festividade foi o lançamento ao mar do submarino Humaitá, o segundo de série de cinco que estão sendo construídos em Itaguaí. A embarcação, que vai operar sob o comando do capitão de corveta Martin Bezerra de Moraes Júnior, foi batizada por Adelaide Chaves Azevedo e Silva, esposa do ministro da Defesa, Fernando Azevedo. Coube, em seguida, ao presidente Bolsonaro acionar o comando que iniciou o lançamento ao mar do submarino Humaitá. 

Publicidade
FOTOS ISAC NÓBREGA E JOSÉ DIAS/PR
– O PRESIDENTE Bolsonaro foi recebido com honras militares em Itaguaí

O evento serviu também para que a Marinha do Brasil apresentasse todas as etapas do Prosub, incluindo as operações desenvolvidas no Centro Tecnológico da Marinha, em São Paulo, onde é desenvolvida a tecnologia nuclear que vai garantir a propulsão do submarino Álvaro Alberto, num impressionante avanço da indústria naval brasileira no que se refere ao domínio dessa etapa do projeto iniciado em 2008 e considerado o maior investimento atual do país na área de defesa.

Outra parte da cerimônia, também protagonizada pelo presidente Bolsonaro, foi a integração final das seções do submarino Tonelero, momento emblemático que contou com a participação de um representante da tripulação da embarcação e de um integrante equipe da Itaguaí Construções Navais (ICN), celebrando a importância da parceria da indústria da defesa nacional e a Marinha do Brasil. 

A cerimônia incluiu ainda registros do estágio atual de montagem do Angostura (S-43), o quarto submarino do Prosub, e dos avanços no desenvolvimento do protótipo da planta de propulsão do Álvaro Alberto (SN-BR), o primeiro submarino convencional brasileiro com propulsão nuclear e cujo lançamento está previsto para o final da década de 2020. Celebrando a data mantiveram-se fundeados nas mediações do Complexo Naval de Itaguaí o submarino nuclear USS Vermont, da Marinha dos Estados Unidos, o navio doca multipropósito “Bahia”, a corveta “Barroso” e o submarino “Tupi”, da Marinha do Brasil.

O MECANISMO de integração das seções do Tonelero foi acionado pelo presidente

Autoridades destacam avanços do Prosub

Primeiro a falar, o presidente da ICN, André Portalis, falou sobre a estrutura montada pela empresa, numa área de 140 mil metros quadrados, que abriga meios industriais e tecnológicos, operados por uma equipe de mais de três mil pessoas, plenamente qualificadas e altamente treinadas. Para ele, o evento marcou o avanço da tecnologia brasileira no setor naval de defesa. “O melhor da tecnologia francesa passou a virar hoje tecnologia brasileira”, disse ele, dizendo-se grato a todos os que contribuíram para o programa Prosub. Falando sobre o futuro, Portalis acentuou que o Complexo Naval de Itaguaí vai exercer um papel estratégico no desenvolvimento da política industrial de defesa, com novas linhas de produtos e serviços, primeiramente na manutenção dos submarinos e de outras embarcações e, depois, na construção de navios de superfície, fortalecendo a parceria entre o Brasil e a França.  

Comandante da Marinha, o almirante de esquadra Ilques Barbosa Júnior falou sobre a importância do Prosub para a proteção da Amazônia Azul, mar territorial brasileiro  por onde passa a quase totalidade do comércio para o exterior e das comunicações nacionais, abrigando ainda riquezas naturais, minerais e a produção pesqueira. 

Já o presidente Bolsonaro classificou o Prosub como um projeto que robustece o poder naval brasileiro, contribuindo para o fortalecimento da estrutura nacional de defesa. Segundo ele, a iniciativa revela a capacidade do país de projetar, construir e operar submarinos de última geração, por meio de um programa abrangente e audacioso, que gera milhares de empregos e dinamiza a economia. 

O PRESIDENTE posou com militares da Marinha e equipe da ICN

 

 

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Facerj debate potencialidades do mar em cidades litorâneas do RJ

As oportunidades de negócios cooperativistas na Economia do Mar do Rio de Janeiro, estado que,…

48 minutos ago

Trio fala sobre a Paixão de Cristo em Mangaratiba

Os convidados da quinta-feira (3) do Podcast Atual foram o ator Daniel Soares e os…

3 horas ago

Autismo na agenda do Podcast Atual

Na quarta-feira (2) é celebrado o Dia Mundial do Autismo, data instituída pela Organização das…

4 horas ago

Aprenda a cultivar a sempre-viva e ter flores que duram anos

Aprenda a cultivar a sempre-viva com sol, solo e cuidados simples. Flores que duram anos…

20 horas ago

Atleta de Itaguaí busca patrocínio para seguir brilhando nos tatames

A jovem atleta Emilly Freitas Feijó, de apenas 11 anos, é um dos grandes destaques…

2 dias ago

Mangaratiba cria gabinete de crise para enfrentar chuvas intensas

Com a previsão de chuvas intensas nas próximas horas e ao longo dos próximos dias,…

2 dias ago

This website uses cookies.