Técnicos de Meio Ambiente de Mangaratiba passam por capacitação

Objetivo é dar respaldo técnico e jurídico as fiscalizações que se intensificaram desde o início da atual gestão

A Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba promoveu dois dias de capacitação os fiscais ambientais. A iniciativa foi realizada no Iate Clube de Itacuruçá, e contou com a presença do prefeito Alan Bombeiro, e do vice-prefeito Alcimar Moreira, o Chicão da Ilha.

A capacitação foi ministrada pelo professor Felipe Brasil, engenheiro agrônomo, Mestre e Doutor em Agronomia/Ciência do Solo, professor das instituições FGV, UFF, UVA, UNESA, dentre outras especialidades e abordou temo como licenciamento ambiental com atualização das normas técnicas e resoluções do Estado do Rio de Janeiro, fiscalização ambiental e suas atribuições e  processos administrativos no âmbito do licenciamento ambiental.

Publicidade

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, a capacitação é o princípio da responsabilidade. “Esses conhecimentos chegam para dar cada vez mais respaldo técnico e jurídico aos fiscais. Queremos atingir a excelência”, destacou Antônio Marcos.

Segundo  o titular da pasta, Mangaratiba hoje tem licenciamento ambiental pleno. Ou seja, toda atividade com potencial de porte poluidor é controlado e licenciado pela Prefeitura. “Temos em mente que a nossa responsabilidade é grande, pois temos 85% de área de cobertura vegetal, com imenso patrimônio natural a ser protegido. Por isso, os técnicos têm que está cada vez mais atualizado, capacitado com as normas estaduais e federais”, completou.

O prefeito Alan Bombeiro afirmou que a proteção ambiental e a intensa fiscalização serão marcas da gestão. “Queremos que Mangaratiba tenha um novo momento com a proteção ambiental. Nossa cidade é linda e as pessoas não têm olhado para a beleza dela. Pelo desgaste político dos últimos anos só observam os buracos nas ruas, o que não funciona. Esquecem que as praias, ilhas e o verde são lindos. Queremos trazer os turistas como antigamente. Assim, os empresários voltam a investir na cidade. Algumas medidas vão continuar sendo tomadas, pois não havia o costume de fiscalizar”, analisou o prefeito.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Operação embarga obras irregulares em Conceição de Jacareí

A Prefeitura de Mangaratiba realizou, nesta quinta-feira (8), uma nova etapa da operação Virada Ambiental…

9 horas ago

Prefeito de Mangaratiba presta contas dos 100 dias de governo

O prefeito de Mangaratiba, Luiz Claudio Ribeiro, apresentou nesta quinta-feira (8) um balanço dos 100…

9 horas ago

Cemaee de Itaguaí promove inclusão com aulas de cozinha experimental

No Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemaee) de Itaguaí, a inclusão vai além da…

12 horas ago

Mangaratiba faz Dia D de Vacinação contra a gripe neste sábado (10)

Neste sábado (10), o município de Mangaratiba promove o Dia D de Vacinação contra Influenza,…

13 horas ago

Como limpar pano de prato encardido sem usar água sanitária

Aprenda a limpar pano de prato encardido sem água sanitária usando receitas caseiras com bicarbonato,…

16 horas ago

Imposto de Renda: Fórum em Itaguaí orienta contribuintes para fundos sociais

A cidade de Itaguaí realiza primeiro Fórum Regional da Costa Verde na manhã desta sexta-feira…

16 horas ago

This website uses cookies.