Categories: Itaguaí

Teatro Municipal sedia evento sobre a História de Itaguaí

Pesquisadores, historiadores, diretores de escolas e estudantes se reuniram na manhã de quarta-feira (6), no Teatro Municipal de Itaguaí, para o V Encontro de Memória de Itaguaí. O evento tinha como objetivo resgatar a história da cidade através de palestras e debates.

A programação teve inicio com a execução dos hinos Nacional e de Itaguaí, em seguida, diretora de Marketing da Secretaria de Educação e Cultura, Léa Folena, a diretora da Casa de Cultura Marise Moreira de Brito, Valéria Teixeira e a subsecretaria de Cultura, Maria das Graças da Rocha Costa foram chamadas para compor a mesa diretora.

Publicidade

A historiadora, arqueóloga e coordenadora de cultura da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Lazer de Mangaratiba, Miriam Bondim, abriu o ciclo de palestras abordando o tema “São Francisco Xavier de Itaguaí – De Aldeia a Vila”, segundo a historiadora as regiões de Itaguaí, Mangaratiba e Angra dos Reis têm pontos em comum em sua história. “Foi muito difícil colonizar essa área. O movimento mais importante do Brasil contra a colonização foi a Confederação dos Tamoios, organizada pelo povo Tupinambá que teve Cunhambebe como maior líder e ele era dessa região. Por isso, o parque de Itaguaí, Mangaratiba e Angra dos Reis é em homenagem a esse grande líder que lutou contra a tomada de suas terras e a escravidão de seu povo”, explicou.

Cláudio Prado de Mello, diretor do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac-Sec-RJ), presidente do Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro e do Museu da Humanidade ministrou uma palestra sobre os contextos e potencialidades da arqueologia em Itaguaí.

O V Encontro de Memória contou ainda com a participação da Turismóloga e presidente da Associação de Empreendedores em Turismo das Serras Históricas do Piloto e do Mato (Assetur), Lucimary Kaiser, e do engenheiro agrônomo e vice-presidente da Assetur, Aloísio Alexandre Leite da Costa, que abordaram o tema “Turismo Cultural do Piloto ao Matoso”.

A última palestra do dia foi do assessor de Projetos Especiais da Subsecretaria de Cultura de Itaguaí, Eduardo de Almeida Vieira, que apresentou uma pesquisa histórica do século XVI ao XVIII.

O evento, realizado pela primeira vez em 2005, contou ainda com debates e apresentação da Orquestra Jovem de Itaguaí.

Público também assistiu a uma palestra sobre patrimônio cultural material e imaterial

VINICIO DA MATTA

Vinicio.damatta@jornalatual.com.br

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Naufrágio em Itaguaí deixa três desaparecidos e um morto

Na noite da última segunda-feira (14), um barco com seis pessoas naufragou nas proximidades do…

16 horas ago

Polícia Federal investiga Dr. Rubão e Aarão

Com situação política ainda em suspense, o ex-prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira de Souza, o…

16 horas ago

Mangaratiba instala sala AmigãoCão para terapia assistida por cães

A Prefeitura de Mangaratiba deu mais um importante passo na promoção da inclusão social com…

17 horas ago

PRF recupera carro com sinais de identificação adulterados em Itaguaí

Na noite desta terça-feira (15), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo com sinais…

19 horas ago

Reflexões sobre a política em Mangaratiba

O convidado do Podcast Atual da terça-feira (15) foi o vereador Kaio Luiz Peixoto Freijanes,…

22 horas ago

Prefeitura de Mangaratiba inaugura Complexo Esportivo do Axixá

Os moradores da região entre Muriqui e Itacuruçá, na RJ-014, em Mangaratiba, ganharam um novo…

22 horas ago

This website uses cookies.