AINDA AQUÉM DA META A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informou que com o Dia D de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, realizado no sábado (18), o estado atingiu a cobertura de 33,39% e 31,94%, respectivamente, contra as doenças. A campanha nacional vai até o dia 31 de agosto e todas as crianças de um ano a cinco anos incompletos devem se vacinar, independente da situação vacinal.
Ainda segundo a SES-RJ, até agora, foram aplicadas 259.335 doses de vacinas contra a poliomielite e 271.038 contra o sarampo no estado, mas a meta é imunizar cerca de 812 mil crianças até o fim da mobilização. Os dados de doses aplicadas são preliminares já que as informações são inseridas em sistema pelos municípios.
Em 2017, no Rio de Janeiro, a cobertura vacinal contra o sarampo foi de 95% e contra a poliomielite essa taxa ficou em 86%, em crianças com um ano de idade. A meta é imunizar 95% do público-alvo.
Seguindo o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, a recomendação para a proteção contra a poliomielite, é de 3 doses da Vacina Inativada Poliomielite até 1 ano de idade. A partir de um ano de idade até menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite, a famosa gotinha. Sobre o sarampo, essas crianças também receberão uma dose da vacina Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.
Em Itaguaí voluntários do Rotary Club se empenharam para conscientizar a população sobre a importância da imunização das crianças. Além das mobilizações pelas ruas da cidade, distribuindo panfletos e cartazes, eles permaneceram de prontidão num ponto de vacinação instalado na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Itaguaí (Aciapi), onde 170 crianças foram vacinadas. Na avaliação do empresário Tadashi Tani, que é vice-presidente da Aciapi e integra o Rotary Club, esse número poderia ser mais expressivo se não houvesse uma exigência do Ministério da Saúde, de que só poderiam receber a vacina que estivasse portando a carteira de vacinação. Para ele, a instituição de um horário de vacinação contra o sarampo também nos sábados facilitaria a vida de adultos que ainda não receberam a imunização.
Também no sábado, as vacinas foram aplicadas em crianças que compareceram às unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) nos bairros de Ibirapitanga, Coroa Grande, Santa Cândida e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Chaperó, Brisamar, Vila Margarida, Vista Alegre, além da Vigilância em Saúde. Como a campanha se estende até o dia 31 de agosto, há uma série de pontos de vacinação aos quais os pais ou responsáveis poderão recorrer para imunizar as suas crianças, entre 8h30 às 16h.
Onde ainda é possível vacinar as crianças em Itaguaí
ESF Chaperó – 2ª e 4ª feira
ESF Clínica da Família – 2ª Feira
ESF – Mazomba – 4ª feira
UBS Califórnia 3ª e 4ª feira
UBS Centro 2ª e 6ª feira
UBS Chaperó 2ª e 4ª feira
UBS Mangueira 2ª e 5ª feira
UBS Monte Serrat 3ª e 5ª feira
UBS Vila Margarida 2ª e 4ª feira
UBS Vista Alegre 2ª , 4ª e 5 ª feira
Poliomielite
A vacina contra a poliomielite é segura e protege contra os dois sorotipos do poliovírus 1 e 3. Crianças com comprometimento imunológico devem ser avaliadas antes de tomar a vacina. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990, portanto é fundamental que a população procure a vacina.
Sarampo
Este ano, 16 casos de sarampo foram confirmados no estado do Rio, sendo 13 na cidade do Rio, dois em Duque de Caxias e um em Niterói. A SES-RJ informou que vem trabalhando em parceria com os municípios, inclusive realizando vacinação de bloqueio.
A proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses. Devem ser vacinadas as crianças a partir de um ano e 4 anos 11 meses e 29 dias e adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados. Aqueles que tomaram as duas doses da vacina não precisam tomar nova dose.
No Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemaee) de Itaguaí, a inclusão vai além da…
Neste sábado (10), o município de Mangaratiba promove o Dia D de Vacinação contra Influenza,…
Aprenda a limpar pano de prato encardido sem água sanitária usando receitas caseiras com bicarbonato,…
A cidade de Itaguaí realiza primeiro Fórum Regional da Costa Verde na manhã desta sexta-feira…
Em uma série de operações realizadas nesta quarta-feira (7), a Polícia Militar do Rio de…
A Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (AEDIN) lança a Semana da Simbiose para…
This website uses cookies.