Saúde: Centro Municipal de Especialidades de Itaguaí mudará de sede

O ATUAL apurou junto à Prefeitura de Itaguaí que o Cemes (Centro Municipal de Especialidades) mudará de sede a partir do dia 22 de janeiro. Esta é a data prevista para o fim da manutenção predial do edifício localizado na Rua Isoldackson Crus de Brito, número  3, no Centro, onde funcionava até o início da semana o Carp (Centro de Reabilitação e Acompanhamento Pós-Covid).

Com o fim da pandemia de Covid-19 e a queda drástica no número de casos, a Secretaria de Saúde decidiu encerrar a clínica dedicada apenas à doença e oferecer os mesmos cuidados, quando um paciente apresentar sintomas, nas unidades de ESFs (Estratégias de Saúde da Família), que concentram atualmente o atendimento básico e de prevenção em diferentes bairros da cidade – as ESFs se fundiram às UBS (Unidades Básica de Saúde), conforme informação da pasta.

Publicidade

Com a dissolução do Carp, o edifício da Rua Isoldackson Crus de Brito volta a ser casa do Cemes – que havia se mudado para a UBS Monte Serrat no início da pandemia.

ESPECIALIDADES

De acordo com relação da Secretaria de Saúde enviada à reportagem, a partir do próximo dia 22, a população encontrará no Cemes as seguintes especialidades: Angiologia; Cardiologia (adulto e pediátrico); Endocrinologista (adulto e pediátrico); Mastologia; Ortopedia; Proctologia; Urologia (adulto e pediátrico); Otorrinolaringologia; Reumatologia; Alergia; Neurologia (adulto e pediátrico); Oftalmologia; Geriatria; Hematologia; Pneumologia; Gastroenterologia; e Dermatologia.

Além disso, ainda segundo a secretaria, a unidade terá também diferentes serviços. São eles: Nutrição (controle obesidade, controle de diabetes e ambulatório geral); Programa de Saúde do Homem; e pequenas cirurgias dermatológicas.

LEIA MAIS

Itaguaí: carnê do IPTU já está disponível com até 12% de desconto

Quanto a exames, a secretaria lista ultrassonografia; ecocardiograma; eletroencefalograma; teste ergométrico; eletrocardiograma; holter e mapa; espirometria; audiometria; colposcopia (exame para avaliação do trato genital inferior); e oftalmologia (tonometria, fundoscopia e refração ocular).

Já sobre a estrutura, a prefeitura destaca que o espaço contará com ambulatórios, recepções e funcionários de apoio, além dos especialistas. Para contato, a secretaria disponibiliza o WhatsApp (3782-9008) da Central de Atendimento.

A reportagem questionou a gestão municipal sobre quais melhorias acontecem no prédio e o valor da reforma, mas não recebeu as respostas até o fechamento desta matéria.

Luiz Maurício Monteiro

Repórter com mais de 15 anos de trajetória e passagens por diferentes editorias, como Cidade, Cultura e Esportes.

Recent Posts

Cedae abre inscrições para 50 vagas de jovem aprendiz

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) abriu inscrições para…

13 horas ago

Muriqui ganha Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…

14 horas ago

PRF recupera dois veículos roubados e adulterados em Itaguaí

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos adulterados na noite de quarta-feira (2) durante…

17 horas ago

Tudo sobre a flor-do-campo e seu charme rústico na decoração

A flor-do-campo, também conhecida como flor silvestre, é uma daquelas preciosidades da natureza que carregam…

17 horas ago

Mangaratiba e Itaguaí unem forças para preservação marítima

As prefeituras de Mangaratiba e Itaguaí oficializaram uma parceria estratégica para reforçar a fiscalização ambiental…

17 horas ago

Mangaratiba lança projeto para mapear povos originários

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…

1 dia ago

This website uses cookies.