Os criadores vão precisar comprar as doses de 2 ml em lojas autorizadas para aplicá-las em seu rebanho (Divulgação/Governo Estadual RJ)
Criadores de bovinos e bubalinos (búfalos) de Itaguaí, Mangaratiba, Seropédica e de todos os outros municípios do Estado do Rio de Janeiro terão o mês de novembro para imunizarem seu rebanho. O Governo anuncia que realizará entre os dias 1º e 30 a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa. Quem não vacinar seu rebanho e não realizar a declaração ficará impedido de movimentar os animais.
A Defesa Agropecuária alerta que a febre aftosa é uma doença de grande impacto social e econômico. Por isso, realiza vistoria e fiscalização em propriedades rurais e lojas especializadas durante todas as campanhas.
Sobre o procedimento de vacinação, a orientação da Defesa Agropecuária é para que os criadores comprem as doses de 2 ml em lojas autorizadas e as mantenham entre 2°C e 8°C até o momento da aplicação. Para o transporte das vacinas, a autoridade recomenda que aconteça em caixas de isopor, e que a aplicação seja feita na tábua do pescoço do animal.
Após a vacinação do rebanho, o pecuarista deve proceder da seguinte maneira: preencher toda declaração de imunização; e enviar por e-mail a declaração e a nota fiscal para um dos núcleos de Defesa Agropecuária do respectivo município. Há ainda a possibilidade de preencher o formulário disponível no site da Secretaria de Agricultura.
Para acessar os contatos de e-mail dos Núcleos de Defesa Agropecuária, clique aqui. Para obter o formulário de declaração de vacinação, basta clicar aqui. Já a lista com os contatos das lojas autorizadas para revenda dos imunizantes no estado, o ATUAL entrou em contato com o Governo do Estado, para obtê-la, mas não conseguiu retorno.
Ao contrário da primeira etapa, em maio, quando apenas animais de até 24 meses receberam vacina, desta vez, todos devem passar pelo procedimento. Com isso, a expectativa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento é que 90% dos bovinos e bubalinos em território fluminense sejam imunizados.
Raízes da orquídea amarelando? Saiba como identificar e corrigir problemas na drenagem e recuperar a…
Entre os dias 15 e 17 de maio, o município de Itaguaí sediará o primeiro…
A Prefeitura de Mangaratiba realizou, nesta quinta-feira (8), uma nova etapa da operação Virada Ambiental…
O prefeito de Mangaratiba, Luiz Claudio Ribeiro, apresentou nesta quinta-feira (8) um balanço dos 100…
No Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemaee) de Itaguaí, a inclusão vai além da…
Neste sábado (10), o município de Mangaratiba promove o Dia D de Vacinação contra Influenza,…
This website uses cookies.