Receita Federal reforça parceria com UFRRJ em projetos que visam inclusão digital e cidadania

Em palestra realizada na quarta-feira (8) a analista tributária da Receita Federal do Brasil (RFB) e que também é representante regional de Cidadania Fiscal na 7ª Região Fiscal (RJ e ES), Carolina Rique Nepomuceno de Freitas, falou sobre as possibilidades de reforçar a parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com o maior aproveitamento de material apreendido pela Alfândega do Porto de Itaguaí em projetos desenvolvidos nos diversos institutos da universidade, como o que já ocorre com o aproveitamento das chamadas TV Box para sua transformação em computadores destinados à própria universidade e a comunidade como o Quilombo da Ilha da Marambaia, em Mangaratiba.

Carolina Rique reforçou a parceria falando sobre projetos voltados para a cidadania fiscal nas universidades, citando exemplos como os projetos “Eu sou cidadão solidário”, “Mulher Cidadã” e “Receita Cidadã”, além do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) desenvolvido pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino, com objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para cidadãos e pequenas empresas. Segundo ela, o NAP pode ter diversas outras aplicações, de acordo com as necessidades e atividades de cada instituição.

Publicidade
O professor Robson Mariano mostra os equipamentos destinados à comunidade quilombola da Ilha da Marambaia, e que vão funcionar sob supervisão de Rômulo Rosa (de azul), estudante de Administração na UFRRJ

REITOR DA UFRRJ MARCOU PRESENÇA

A palestra “Cidadania Fiscal e as Universidades” foi realizada no Auditório da Biblioteca Central da UFRRJ, no câmpus Seropédica, reunindo servidores da própria RFB; o reitor e o vice-reitor da UFRRJ, Roberto Rodrigues e César Da Ros, respectivamente; a pró-reitora de Graduação, Nidia Majerowicz; a pró-reitora de Extensão, Rosa Mendes; além de diretores de institutos e o diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), professor Robson Mariano da Silva, que foi o organizador do evento e é um dos grandes entusiastas da parceria, que ele ajuda a tocar, envolvendo alunos de Matemática, Administração, Administração no Campo e Ciências Sociais.

O professor Robson mostra os bonecos desenhistas, que são produzidos a partir de baterias de cigarros eletrônicos apreendidos pela RFB, e que seriam descartados

TVS BOX QUE VIRAM COMPUTADORES

Depois da palestra, um grupo de participantes, incluindo a reportagem do ATUAL, foi conhecer o laboratório em que equipamentos como as TVs Box, alvo de grandes apreensões da RFB, são transformados em computadores, numa iniciativa denominada Projeto 3Rs, com o nome alusivo às práticas de reciclar, reutilizar e ressignificar. Desenvolvido no ICE, a iniciativa seleciona e capacita estudantes da graduação da própria UFRRJ e de escolas do Ensino Médio da rede pública do entorno da universidade, familiarizando-os com o ensino de tecnologia e robótica. Com isso, o projeto proporciona o acesso à tecnologia a comunidades economicamente desfavorecidas e proporciona um destino sustentável para unidades de TV Box apreendidas pela RFB, e que seriam descartadas. A iniciativa vai permitir a doação de equipamentos já transformados no ICE para instituições como o Museu de Química, o laboratório do Pavilhão de Aulas Teóricas da Pró-Reitoria de Graduação, e Jardim Botânico, além da comunidade quilombola da Ilha da Madeira.

Brinquedos como os bonecos desenhistas oferecem às crianças a oportunidade de se desenvolver através da curiosidade, da concentração e da atenção
Welington Campos

Welington Campos é jornalista profissional. Tem formação em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Exerce a função de subeditor do Jornal Atual, onde atua desde sua fundação em 2001.

Recent Posts

Defesa Civil visita famílias afetadas pelas chuvas no Pomar da Casa Branca

Equipes da Secretaria de Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos…

4 horas ago

Mangaratiba lança projeto para combater violência contra crianças e adolescentes

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Mangaratiba lançou oficialmente nesta sexta-feira (11)…

5 horas ago

O antúrio vermelho é um clássico na decoração de interiores

O antúrio vermelho é elegante, duradouro e perfeito para decorar interiores. Saiba como cuidar e…

6 horas ago

Alunos de Mangaratiba participam de avaliação diagnóstica de educação

A Secretaria de Educação de Mangaratiba concluiu com sucesso a Avaliação Diagnóstica anual, envolvendo mais…

9 horas ago

Corrida do Trabalhador 2025 em Mangaratiba vai celebrar 10 anos

O município de Mangaratiba se prepara para promover a Corrida do Trabalhador 2025, que neste…

10 horas ago

Alerta de tempestade no estado do RJ: Itaguaí e Mangaratiba sob aviso

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (10), um alerta de tempestade para…

1 dia ago

This website uses cookies.